TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊ VIU ESSE FILME, MAS NÃO SABIA DISSO.
Você se lembra desse filme? Tenho certeza de que muitas cenas ainda estão gravadas na sua memória, inclusive essa aí.
Sabe de uma coisa! As pessoas não ao cinema para comer pipoca. Elas vão para se emocionar. E quando você se senta ali naquela poltrona, você quer fazer parte daquela história, você se sente dentro do filme.
Os filmes causam isso nas pessoas e sabe por que? Porque eles contêm histórias.
Se for um filme de drama, você até chora;
Se for comédia, você morre de rir;
Se for suspense...fale a verdade! Isso tudo já aconteceu com você não é mesmo?
E falando em contar histórias, em 1994, o personagem Forrest, interpretado pelo ator Tom Hanks, passa o filme sentado em um banco, contando todas as histórias por que passou durante sua vida, enquanto espera por um ônibus. O interessante é que uma história puxava a outra e você se encantava cada vez mais com o filme.
Forrest era um garoto doente, mas aposto que você nem se lembra disso não é mesmo. Apenas ficou torcendo para que ele terminasse o filme ao lado da mocinha que era o amor de sua vida.
Lembra do filme do Titanic? Você já sabia que no final ele iria afundar e mesmo assim ficou no cinema por 3 horas e 15 minutos. Isso tudo porque você se encantou, se emocionou e se sentiu parte daquela história.
É incrível o poder que as histórias têm não é mesmo?
Quando foi a última vez que você parou para bater um papo com alguém. E veja que interessante! Basta a conversa começar, que automaticamente você começa a criar as imagens daquelas cenas na sua mente. Como se aquilo estivesse acontecendo naquele momento ali.
Tá legal Paulo Mattos, mas o que isso tem a ver com meu negócio e como isso faria a diferença?
Bem, algumas marcas usam isso de uma forma muito interessante. Você provavelmente se lembra dos comerciais da Coca cola. Note que ela não pede para você consumir o produto, mas mostra que você pode “VIVER A EMOÇÃO”.
Estamos bem longe do Natal, mas se eu te perguntar qual é o Panetone que vem a sua cabeça nessa época, tenho certeza que você vai responder, Bauduco.
A Bauduco conta a história da ligação entre o avô e o neto e, de como essa conexão entre os dois é capaz de transformar o momento de degustação do produto em algo intangível.
Transforme momentos em algo memorável
Isso fará com que seja criado uma conexão entre seu produto ou serviço e seu cliente. Seja capaz de criar uma conexão emocional ao ponto de envolver emocionalmente seus clientes. Quando você faz isso, seu produto ou serviço passa a ser visto com outros olhos.
Saiba que:
As pessoas compram pela emoção, só depois usam a razão para justificar uma compra.
É hora de você começar
Ao invés de se preocupar com datas de quando você começou com seu negócio ou falar da qualidade do seu produto. Conte a história de como tudo começou.
Eu, quando fui convidado para falar para um público que eu não conhecia, fiquei apavorado, era minha primeira vez! Eu queria fazer o melhor de mim, entregar algo de valor e que fizesse sentido para as pessoas. Então trabalhei em uma apresentação por semanas, fazia e refazia slides, treinava dia e noite para que tudo ficasse perfeito.
Fiz a apresentação, fui aplaudido em pé e no final, várias pessoas vieram me procurar para que eu fosse seu mentor, e as treinasse para falar em público tão bem como eu havia acabado de fazer. E olha que isso não faz muito tempo.
Percebe a diferença? Eu não falei que faço palestras e formo palestrantes a mais de 8 anos.
Quando você conta sua história, você conecta tudo isso a uma linha emocional das pessoas e, isso permite que sua história seja lembrada e passada para frente de uma forma muito mais poderosa.
NÃO EXISTE HISTÓRIA COM FINAL FELIZ QUE NÃO TENHA PASSADO POR BARREIRAS
Já percebeu que nos filmes, as histórias seguem um padrão. Ou seja, o mocinho sofre, sofre, mas no final acaba se dando bem e ainda recebe seu prêmio.
Fale para as pessoas sobre as barreiras que você ou sua empresa tiveram que superar para chegar onde estão. Você teve que descobrir uma fórmula nova de sucesso, algo que não nasceu da noite para o dia.
Conte como você teve que vencer a desconfiança da família, dos amigos, até da esposa ou marido e de quantas vezes teve que mudar os planos porque algo deu errado.
Pode acreditar, as pessoas que estiverem te ouvindo, vão estar torcendo para que sua história tenha um final feliz de verdade.
Dê exemplos reais de como você ou seu produto transformou a vida de pessoas
A Isadora por exemplo, ela tinha uma história incrível de superação pessoal. O sonho dela sempre foi mostrar para a mãe o quanto ela era importante. Ela queria que a mãe fosse mais motivada e que conquistasse novas coisas na vida dela.
Mas, a Isadora, trabalhava fora e praticamente não tinha “tempo”. E o tempo foi passando, a mãe cada vez mais com problemas de auto estima e isso afetava também a Isadora. Até que ela me procurou e fizemos algumas sessões de coaching.
A Isadora fez a Formação Premium Palestrar For Business e hoje conta para milhares de mulheres sua história de vida e superação através de suas palestras. Isso ajudou não só a mãe dela, como também a própria Isadora e tem transformado a vida de milhares de mulheres por onde a Isa leva o movimento MULHERES EM AÇÃO.
Ouvir um exemplo dessa forma é outra coisa não é mesmo, são pessoas comuns transformadas em extraordinárias.
Quando você vende uma emoção, a sensação que você causará vale muito mais do que o preço que você coloca.
E aí, está pronto para começar a contar a sua história?