Tenho Seguro de Vida fornecido pelo meu empregador. Preciso de outra apólice?
Uma das vantagens de ser o colaborador de uma empresa é o pacote de benefícios que, muitas vezes, inclui o Seguro de Vida. E mesmo quando há a necessidade de o colaborador pagar pelo seguro, acaba sendo vantajoso, pois quando contratado através da empresa, se torna mais barato. Além disso, não é solicitado o preenchimento da declaração pessoal de saúde. O que facilita a adesão.
Já tendo atendido algumas centenas de empresas e pessoas físicas, pude observar que, na maior parte dos casos, as empresas contratam apenas as coberturas exigidas em convenções coletivas. E, ao mesmo tempo, o colaborador que conta com o seguro de vida da empresa acaba não conhecendo as possibilidades de ficar mais protegido por achar que o seguro de vida corporativo já lhe garante totalmente. Normalmente, não é assim.
Para exemplificar, veja o caso do seguro para a área da construção civil na região de Blumenau, SC:
Este setor exige algumas das coberturas mais completas e mais altas entre todas as convenções coletivas sindicais. Há coberturas como Morte, Invalidez por Acidente e Invalidez por Doença no valor de R$ 35 mil, cada.
Agora, imagine o seguinte: um trabalhador fica inválido e precisar viver, a partir de então, com a indenização. Faça a seguinte conta: R$ 35 mil divididos pelo valor da sua despesa mensal, possibilitaria viver por quantos meses? Ou seja: mesmo uma das coberturas mais altas em seguros de vida empresariais pode não lhe deixar verdadeiramente protegido.
Por isso a necessidade de complementar o seguro que temos como benefício na empresa com uma apólice personalizada conforme nossas necessidades. Talvez você tenha dependentes e precise de um valor mais alto no caso de morte, ou talvez seja solteiro e sem filhos e se interesse por uma cobertura maior para você no caso de invalidez.
Recomendados pelo LinkedIn
Também pode acontecer de sua situação de trabalho mudar e, com isso, você pode deixar de ter a cobertura através do seguro de vida em grupo.
Há, ainda, uma cobertura importantíssima (a mais utilizada do seguro de vida) que nem mesmo está disponível no seguro empresarial, que é a cobertura para o caso de afastamento temporário:
Em muitas seguradoras esta cobertura é chamada de DIT (Diária de Incapacidade Temporária), e é diferente da cobertura de Invalidez. Pois no caso de acidente ou doença que nos afaste por até um ano, a cobertura de Invalidez (que seria para uma situação permanente) não lhe indeniza. Então, imaginando que aconteça, por exemplo, de alguém quebrar uma perna e o laudo do médico dizer que esta pessoa precisa se afastar por 60 dias. Neste período, com DIT contratada, o segurado recebe da seguradora o seu “salário” (na verdade, o valor que for contratado, desde que seja um valor que se possa comprovar como renda).
Já tinha pensado nisso? O que lhe preocupa em se tratando das suas finanças?
Clique aqui para mais dicas ou cotações de seguros.
Corretor de Seguros | Consultor de Finanças Pessoais | Palestrante
2 aObrigado por compartilhar, Elthon Luis Barboza Atum! :)