Tente, tente e tente, se não der certo reinvente
Estamos acostumados a fazer as coisas de forma automática, tanto na vida pessoal, como na profissional. No entanto, sempre existem maneiras de se fazer o mesmo de forma diferente. Eu assisti um vídeo do Murilo Gun (sou muito fã desse cara) que falava sobre brainstorming - o famoso método de chuva de ideias que se usa muito nas empresas em busca de soluções para problemas.
Este método, além de ajudar a trazer possíveis soluções ainda dá oportunidade para os colaboradores falarem o que pensam sobre o problema e possíveis soluções. O problema deste método é que ele geralmente mata a ideia se há um julgamento imediato e quando mostra a impossibilidade da execução. Por exemplo, uma pessoa da equipe lança uma ideia genial e o gestor diz: não temos dinheiro para isso. Pronto, matou a ideia e o colaborador provavelmente vai ficar inibido e nunca mais irá falar nas reuniões.
Neste processo de julgar cada ideia, se cria, conforme Gun, um movimento de convergência e divergência. Como isso acontece? As sugestões vão surgindo em um processo de convergência e a cada julgamento elas passam para o processo de divergência. Como se o espaço de ideias se abrisse e a cada julgamento se fechasse novamente. Isso interrompe a criatividade e muitas vezes impede as pessoas de falarem com medo do julgamento da sua opinião.
A sugestão que ele apresentada é a seguinte. Em um primeiro momento as pessoas fazem alguma atividade lúdica antes da reunião, como por exemplo, desenhar. Depois as pessoas colocam as suas ideias em papéis adesivos, que são colados em um quadro, criando um mapa estilo canvas. Sem necessidade de dizer de quem é a ideia. Com o mapa visível a todos, começa um outro processo de agrupar as ideias convergentes, que muitas vezes podem complementar de alguma forma as divergentes.
Na minha opinião, são nas ideias divergentes, que na maioria das vezes, estão escondidas as soluções, mas sem mostrar o caminho. Aí entra outro processo, o de ousar e fazer diferente. Não acredito em fórmulas prontas, para cada problema uma solução. Penso que a melhor fórmula é testar, testar e testar, diferentes maneiras de fazer a mesma coisa. Com certeza uma delas irá apresentar mais resultado.
Executiva de vendas | Soluções personalizadas em Vigilância e Facilities.
6 aCilene Macedo concordo com sua explanação, e acredito ainda que é preciso aprender ouvir. Abr!!!!
Sócio da Unidade de CyberSecurity & Compliance da ALIX TECNOLOGIA, PHD em Segurança da Informação, Senior Security Advisor, Adequação LGPD, DPO, Perícia Computacional, Gestor e Auditor de Segurança da Informação
6 aParabéns. Extremamente útil para o meu dia a dia.
Invisto em founders e startups! Winner Top1 2022 @startupawards
6 aMuito legal a dinâmica proposta para as reuniões. Vou tentar!