Ter um negócio próprio começando com pouco dinheiro
Ainda que você já esteja realmente decidido a ser um empreendedor(a), convido-o(a) a despender uns minutos do seu tempo para ler este pequeno texto, que escrevi a pensar em si.
Encontre a ideia de negócio
Começar um negócio próprio tem, como deve calcular, vantagens de desvantagens. Não embarque em ideias de negócio só porque estão na moda ou resultaram para outras pessoas. Escolha uma ideia que você realmente gosta e que o(a) apaixona. Lembre-se que se optar por uma ideia que não tem a ver consigo isso só lhe vai dar trabalho e aumentar as hipóteses de vir a desistir. Aposte numa ideia que se enquadre nas suas competências, valores e princípios. Não esqueça que poderá aumentar ainda mais as chances de sucesso se para além das hard skills juntar as competências interpessoais, sociais e de comunicação (partilha, empatia, cooperação, motivação e resiliência). Se tiver em consideração estas premissas estará melhor preparado(a) para vencer as dificuldades que se deparam quando queremos começar algo do zero.
Pesquisa de mercado
Faça uma pesquisa, para conseguir identificar quais são as principais tendências do mercado, definir qual é o seu público-alvo e detetar espaços para inovação. Inovação pode-lhe parecer uma palavra que já está farto(a) de ouvir e que lhe pode parece algo já difícil de alcançar. Mas pode ser mais fácil do que parece. Existem muitas possibilidades, principalmente ligadas à tecnologia. Lembre-se que pode aumentar as chances de sucesso se considerar romper os modelos tradicionais e encontrar soluções que sejam realmente úteis para as pessoas.
Defina o seu nicho de atuação
Um negócio bem segmentado aumenta a percentagem de crescimento no respetivo nicho, porque você irá desenvolver ações mais estratégicas dirigidas a um público realmente interessado e qualificado. Também irá poupar no investimento em estratégias de marketing e as vendas ocorrerão naturalmente.
Os negócios digitais são atualmente os que se apresentam mais fáceis de iniciar com pouco investimento. Dependendo do segmento em que quer atuar só vai precisar de um computador, da sua competência e divulgação da sua ideia.
Comece a trabalhar a partir de casa
Antes de equacionar ter um escritório ou uma loja física comece por algo mais simples, oferecendo o seu serviço a partir de casa. Não esqueça que a qualidade do atendimento e da entrega é de extremamente determinante para o sucesso do seu negócio. A sua casa irá ser o seu espaço de trabalho pelo que deve manter uma disciplina rígida para que não seja levado a procrastinar ou precrastinar. Mantenha o seu local de trabalho organizado, faça uma lista diária do que tem que fazer e cumpra-a estabelecendo prioridades, evitando as distrações e não se esqueça que deve incluir pausas para descansar.
Aposte nas redes sociais e profissionais
Tenha presença nas redes sociais através de um canal que muita gente aceda e que seja gratuito. Uma boa parte de seu público-alvo está ou no Facebook ou no Instagram ou então nas duas e em muitas outras mídias digitais tais como o Linkedin, por exemplo. Assim, crie o perfil do seu negócio, faça publicações constantes e veja o seu negócio crescer organicamente utilizando técnicas fáceis para alavancar as vendas nas redes. Paralelamente, crie um blog para conseguir clientes e fazer vendas, sem gastar dinheiro. Tenha em atenção que deve incluir conteúdos interessantes que estejam relacionados com o seu negócio e ofereçam soluções reais para as pessoas. Através deste meio de divulgação o seu público-alvo irá conhecer a sua marca e, consequentemente, comprar o seu produto ou o seu serviço.
Aumente a sua rede de contactos
Ter bons contatos é tudo para um empreendedor. Por isso, aposte em networking e faça parcerias para fortalecer seu negócio. Se você não tem tanto dinheiro para investir no início, alguém pode dar-lhe o suporte que precisa para começar. Vá a eventos, converse com pessoas estratégicas, procure outras empresas no seu nicho de mercado e ofereça algo de valor em troca de uma boa parceria.