Ter um objetivo claro é ter automotivação
Já há mais de um mês após ter percorrido o caminho de Santiago de Compostela, a alguns dias venho me perguntando porque foi tão prazeroso realizar esta aventura, tão desafiadora, de caminhar quase 800 quilômetros a pé em 30 dias, e muitas vezes (na maior parte do tempo) não conseguimos viver este sentimento em nossas vidas pessoais e profissionais...?
Cheguei a pensar que o caminho trazia este sentimento de prazer por ser uma viagem, um momento de descontração e relaxamento. De fato, foi isto também. Mas ao mesmo tempo me recordo de tantos sábados e domingos que levantei as 5 da manhã para treinar, das economias que tive que fazer e lá os desafios foram ainda maiores...todos os dias tomava banho e dormia em uma cidade diferente, um quarto com pessoas de outras nacionalidades e culturas, caminhava todos os 25 a 30 quilômetros de subidas e descidas para chegar a tão esperada catedral de Santiago. Os desafios realmente foram infinitas vezes maiores que em uma viagem de férias, se eu fosse relatar cada um deles este texto ficaria extremamente extenso e este não é o meu objetivo.
O meu objetivo é refletir e responder a questão, pois em nossa vida pessoal e profissional também temos desafios, mas em contrapartida temos muito conforto, segurança, apoio, acesso ao conhecimento...e por mais que progredimos nos parece tão distante o sentimento de realização e prazer no nosso dia a dia, na nossa rotina.
Não quero aqui diminuir o peso ou o tamanho dos desafios que enfrentamos diariamente, mas acredito que você vai concordar comigo que não é para qualquer um caminhar 25 a 30 quilômetros por dia durante 30 dias seguidos. Por isso esta questão fica pipocando em minha mente. Lá no caminho era tão difícil, cansativo e doloroso e ao mesmo tempo tão prazeroso ao completar cada quilômetro e ao final do dia finalizar mais uma etapa. Então, refletindo sobre tudo isso, caminho de Santiago, vida pessoal e profissional, me caiu a fixa. Claro, como é óbvio.
Percorrendo o caminho de Santiago antes mesmo de inicia-lo eu já sabia claramente onde queria chegar. Não era um objetivo subjetivo como..."Se der eu chego lá! "; "Se um dia Deus quiser."; "Se eu chegar perto estarei feliz. " Não...Era mais do que claro, era objetivo. Eu sabia que sairia da cidade de Roncesvalles e que teria que chegar a cidade de Santiago de Compostela em 30 dias. Quer objetivo mais claro que este??
Já em nossa vida pessoal e principalmente profissional não elegemos objetivos, ou quando o fizemos é de forma subjetiva. Acredito que esta seja a grande chave da felicidade e do sucesso, pois se não temos objetivos ficamos sempre à deriva das situações e das oportunidades e nem sempre elas aparecem se não estivermos prontos para busca-las e agarra-las. Ter um objetivo claro é consequentemente ter automotivação.
Assim como eu, você também pode ter medo de criar um objetivo e se frustrar com os desafios ou derrotas que terá que enfrentar pelo caminho. Mas se você não cria-lo de forma específica estará optando por viver uma vida na amargura da rotina e sentindo a falta da realização. Para ultrapassar este sentimento de medo que nos bloqueia, devemos compreender que os desafios e as derrotas não nos destroem, não, pelo contrário eles nos tornam mais criativos, mais espertos, mais humildes, mais humanos...enfim nos tornam melhores para o grande dia da realização deste objetivo.
Por onde começar?
Para você entrar em ação responda as questões abaixo, elas vão te ajudar a identificar seus maiores sonhos profissionais e o que tem te impedindo de alcança-los:
- Em que você acredita sobre a vida profissional?
- Em que você acredita sobre si mesmo como profissional?
- O que é realmente importante para você na vida?
- Quais são seus maiores sonhos?
- O que está impedindo você de realizá-los?
- Depende de quem para que estes sonhos se realizem?
- O que está custando para você não ter isso hoje?
- O que lhe custará no futuro se você não tiver isso?
- O que você poderia fazer agora para mover-se em direção ao seu sonho?
Texto originalmente publicado por Mariani Colonetti , em 06/07/2017
_____________________________________________________________________
Mariani Colonetti é especialista em gestão de pessoas com foco em Coaching e membro da Sociedade Brasileira de Coaching – SBC. Oferece serviço de Coaching individual, on-line, para profissionais que são muito mais que apenas o cargo descrito no crachá.
Cadastre-se em www.marianicolonetti.com.br para receber o e-Book Os pilares da realização profissional. E-mail: contato@marianicolonetti.com.br
Coordenador Administrativo - Advocacia-Geral da União (AGU)
7 aSensacional Mariani, muito bom.