Ter uma política de remuneração é importante?
|Quando falamos em política, passamos uma ideia de controle, de organização e de boa gestão.
Quando mencionamos que precisamos ter um critério de organização dos cargos e salários, a ideia é a mesma. Precisamos "falar" para os funcionários que sim, alguém cuida para que ele possa ter sonhos e objetivos, quando se refere a esse tema tão importante que é sua remuneração.
Saber quando você terá o reajuste, aumento ou correção salarial e ainda saber quais os meses que podemos ter aquele aumento por mérito ou promoção, nos anima na batalha do dia a dia.
Por exemplo, a avaliação de desempenho tem que ser feita, no mínimo, uma vez por ano. É claro que a empresa não precisa esperar 1 ano para lhe dar um feed-back sobre sua atuação. Recomento que isso seja feito sempre que precisar corrigir ou incentivar uma equipe.
Entre outros, os itens que podem fazer parte da política de remuneração são:
a) Data-base de reajuste salarial;
b) Mês de realização da Avaliação de Desempenho para efeito de mérito;
c) Período de análises para promoção de empregados;
d) Período de apuração de resultados para pagamento da PLR (bônus) anual;
Geralmente as empresas pensam mais sobre esse tema, quando estão apresentando bons resultados e que precisam manter sua funcionários engajados em seus projetos de crescimento.
Ter uma política de remuneração ajuda, inclusive, a ter um melhor ambiente de trabalho e a ter uma gestão de recursos humanos mais transparente.
Clóvis Lessa
Especialista em Recursos Humanos