TI Bimodal – Uma necessidade e uma realidade

TI Bimodal – Uma necessidade e uma realidade

Como resolver uma equação que se situa entre a necessidade de as empresas precisarem garantir segurança e estabilidade nos sistemas de operações sem comprometer a competência de seu atendimento, e a realidade de viverem um momento de crise e de contenção de gastos, sem poder descuidar dos avanços de sua área de TI? 

Uma das respostas para esta questão seria a adoção de um sistema de TI Bimodal, termo criado pelo Gartner, em 2014, para nomear um modelo de gerenciamento de áreas de tecnologia que alia o modo operacional tradicional – que visa estabilidade – a um modo inovador (ou flexível) – focado na experimentação e nas respostas rápidas.

A mobilidade das novas tecnologias (BYOD e Cloud Computing) gerou no mercado a expectativa de respostas imediatas e a interação destes dois modos operacionais permite que equipes de TI tenham maior fluidez, compartilhamento e entendimento sobre informações de diferentes áreas e respostas eficientes para demandas internas e externas. Diante disso, a previsão é de que a implantação dos sistemas de TI Bimodal seja uma obrigatoriedade nos próximos anos.

É importante que as empresas tenham em mente essa “equação bimodal” e mantenham investimentos no setor de acordo com suas necessidades, garantindo o melhor custo-benefício dentro de um risco calculado. Gestores de TI devem avaliar quais são os impactos sofridos pelos serviços de TI diante de possíveis cortes e garantir que eventuais mudanças não gerem riscos adicionais de segurança.

A retomada de controle de TI sobre o seu ambiente deve contar com uma visão gerencial que aponte os investimentos necessários com assertividade, sem descartar o aproveitamento dos recursos já existentes. Além disso, é conveniente contar com o suporte de empresas de serviços que ofereçam propostas de TI Bimodal com uma margem mínima de riscos, aumento de produtividade e custos competitivos.

O produto D2BI e a Sphere IT podem ajudar na redução de custos ao automatizar processos, reduzindo a carga de trabalho dos níveis técnicos das empresas. As ações de suporte, prevenção e correção de falhas do centro de operações da Sphere permitem que as equipes técnicas de seus clientes possam voltar-se exclusivamente às atividades mais nobres da área de TI, agregando valor aos resultados de seu trabalho. 

Sphere


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos