“TIKTOKZAÇÃO”
O Tiktok alcançou recentemente 1 bilhão de usuários ativos por mês. É uma revolução no consumo de conteúdo, conta com uma audiência muito engajada e os impactos na publicidade são visíveis. Até mesmo meios tradicionais, como a tv aberta, recepcionam investimentos da rede social que inovou e se consolida a cada dia.
Eu faço parte da rotina de um tiktoker e vivencio de perto essa onda. Vou saboreando os novos conceitos e formatos dessa comunicação universal e aprendendo com a versatilidade dos que são nativos digitais. O João é meu filho do meio. Para os seus seguidores é o Akel. Atua como produtor de conteúdo ou influencer, como alguns preferem chamar. Uma de suas marcas é o tom de humor que dá às suas criações. Falo sempre que ele já nasceu bem humorado. Começou com seus vídeos em Uberlândia. Um pouco antes da pandemia embarcou para a Inglaterra e participou do The Circle Brasil, a primeira série do gênero, somente com brasileiros, produzida para a Neflix. Vencido o desafio do “primeiro milhão” de seguidores no Tiktok e sem se desgrudar também do Instagran, ele amanhece e anoitece no mundo virtual que costuma chamar “de seu”. A equipe de retaguarda se resume a ele mesmo. Cria, roteiriza, produz, edita e publica. O smartphone é o ponto infinito para entrar em cena, enquanto os insights surgem do nada ou da observação atenta às manias alheias, da escuta de comentários fora da curva e do monitoramento das tendências (trends) que as próprias redes reverberam. Os personagens podem estar no seu imaginário ou muito próximos.
A era Tiktok permite você entreter, em larga escala, pessoas que nunca viram o seu rosto. É um feed randômico em que você tem segundos para agarrar aquela audiência através de um conteúdo imersivo e contextualizado (Soap). No Brasil, dados da Ibope Inteligência apontam para 140 milhões de usuários de redes sociais, sendo, que desses, 52% seguem pelo menos um influenciador e 50% costumam comprar produtos e serviços indicados por eles. É quando ocorre em muitos casos a monetização da atuação e da performance do tiktoker. É uma geração que certamente vem com um chip de múltiplos comandos, verdadeiros autodidatas da tecnologia e que, na maioria das vezes, fazem da alegria, o passaporte para os seus próprios vôos.
Aposentado na INSS
3 aNum é ?