TIPOS DE FÔRMAS METÁLICAS, PARTE II, - NA CONSTRUÇÃO CIVIL

TIPOS DE FÔRMAS METÁLICAS, PARTE II, - NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Fôrma RECUB- Ulma A fôrma recuperável RECUB é especialmente indicada para executar lajes nervuradas bidirecionais utilizando cubetas (peças plásticas utilizadas no sistema de laje nervurada) recuperáveis, com um alinhamento perfeito das estruturas. 



Sistema de fôrma tipo mesa voadora O sistema de mesas voadoras é caracterizado pelo transporte vertical ou horizontal de estruturas denominadas mesas, compostas pelos elementos de escoramento e vigamento ligados à fôrma que dá o molde desejado à laje. O conjunto formato permite a desforma e a movimentação das mesas com o auxílio de gruas para a próxima etapa de concretagem.

Sua viabilidade, no entanto, requer a verificação de uma série de condicionantes para que suas vantagens se convertam em benefícios reais para a obra. Do ponto de vista estrutural, o sistema é preferencialmente aplicável em projetos que prevêm a execução de grandes lajes planas maciças, nervuradas ou protendidas. Outro fator importante é avaliar as interferências de vigas internas e vigas de borda, pois em alguns casos há limitação de altura das mesas voadoras, o que pode facilitar ou dificultar sua movimentação e retirada do pavimento. É importante prever repetitividade mínima de 10 a 15 usos para cada mesa, pois, invariavelmente, sua montagem exige um tempo relativamente extenso antes do primeiro uso. 



Sistema de fôrmas deslizantes As fôrmas deslizantes foram desenvolvidas com intuito de dar maior agilidade na execução de grandes extruturas verticais ou horizontais de seção variável ou constante, por um meio de um sistema de concretagem initerruptas.

O deslizamento das fôrmas é contínuo e regulável entre 3 a 8 metros a cada 24 horas. Essa característica possibilita concretagens sem interrupção, acelerando o ritmo de execução das estruturas de concreto e eliminando juntas frias, o que evita patologias futuras como vazamentos e infiltrações. Além disso, ao contrário do sistema trepante, a desforma não depende da cura do concreto.



Pós-Graduado em :Negócios e Marketing - Produção e Qualidade - Gerenciamentos de Projetos- Engenharia de Segurança do Trabalho- Petróleo e Gás- Meio Ambiente.

👉VAMOS CONVERSAR?

Me adicione no Linkedin

Me adicione no Skype:

Andréh.Stohler

Me envie e-mail:

andrestohler2017@gmail. com

Me ligue: ☎+55 37-99908-0484

Me chame no WhatsApp:

+5583-9814-14351

Engenheiro Andréh Stohler



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos