Tipos de Inovação
Inovação vista como arma competitiva, inovação não é somente o fato de se criar algo novo, mas a experimentação prática ou a combinação de tecnologias existentes para criar valor a um negócio,a criação de um novo mercado antes inexistente, a exploração de uma nova fonte de suprimentos e a reestruturação dos métodos de organização.[...]
Podemos dividir inovação em três tipos, não necessariamente só existam estes tipos, dentre os artigos e livros que estudei para realizar o meu TCC, diferentes autores apresentam diversos tipos de inovação e estes estão muito atrelados a época e visão do autor em relação a inovação.
Portanto abordarei os tipos apresentados por Clayton M. Chritstensen, são eles:
Inovação radical: são as inovações que causam um grande impacto no mercado. Aqui se observa a transformação de produtos e serviços complicados e muito caros [ou inexistentes] em coisas simples e universais [. . . ]. Tal classe de inovação gera trabalho porque demanda novas competências e, em geral, mais pessoas para criar, fazer, vender, distribuir e cuidar da manutenção de produtos e serviços. Não ocorre facilmente, porém quando acontece desestabiliza o mercado existente, um exemplo é o Netflix.
Inovação incremental: é o tipo de inovação que entrega produtos e serviços de próxima geração (substitui) e permite o crescimento incremental no mercado ou em mercados adjacentes. Muito comum ocorrer com os smartphones.
Inovação substancial: está associada às melhorias, extensões, variantes e reduções de custos em linhas de produtos existentes e sendo consumidas no mercado atual. Aqui, às vezes nem se percebe alguma inovação no produto e serviço que se consome, pois as mudanças se deram por trás do que você usa. Muito comum ocorrer em linhas de produção.
No próximo artigo abordarei sobre Inovação Disruptiva x Incremental e falar um pouco do dilema da inovação...