Tiradentes: Inconfidência Mineira e o “Quinto dos infernos”

Tiradentes: Inconfidência Mineira e o “Quinto dos infernos”

Durante o Século 18, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção.

Essa taxação altíssima e absurda era chamada de “O Quinto”. Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam “O Quinto dos Infernos”. E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.

A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os “quintos atrasados” de uma única vez, no episódio conhecido como “Derrama”. Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de “Inconfidência Mineira”, que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A carga tributária brasileira alcançou o patamar recorde de 35,17% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019. Tiradentes foi enforcado porque se revoltou contra a injustiça de pagar bem menos dos impostos que pagamos atualmente.

Reflita! Pense!

Libertas quae sera tamen (Liberdade ainda que tardia).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos