Toda Empresa, nasce para perpetuar
Por Oberdan Siqueira – Coaching e Consultor Empresarial
Serie: Dicas de Coaching para Empresas
Sim, toda empresa nasce para perpetuar.
Mas nem sempre é possível, por diversos motivos, tais como: produto, mercado, localização, fatores sócio econômicos, especificidades regionais e etc. No entanto nada mata mais empresas que a falta de motivação. É estatístico. Muitas empresas quebram primeiro pela falta de motivação de seus donos, pois eles não conseguem levar os seus negócios para a alta performance.
Mas por que isso acontece?
Em todos estes anos atendendo empresários, notei que a falta de motivação é nociva e em muitos casos é pela falta de ter um norte, um objetivo, um foco.
Por isso ter um planejamento estratégico é fundamental, pois ele será a bussola do seu negócio; lá deverá ser contemplada as etapas necessárias para se alcançar o objetivo – pois lembre-se: para quem não tem caminho, qualquer estrada serve.
Pense num alpinista, que almeja em escalar o Everest.
Ele não irá subir a montanha, sem o preparo físico e mental necessário; terão um plano de qual rota para a subida, a quantidade de paradas e onde irão acampar; saberão o que deverá ser feito em emergências médicas; quantos ajudantes para levar os equipamentos; deverá ter um guia experiente; qual será o clima que irão enfrentar (inverno, verão, ventos, nevascas); quanto será necessário de água, comida e oxigênio; quanto tempo levará para a escalada.
Neste cenário há inúmeras variáveis não é verdade?
E as variáveis do seu negócio, você sabe? Infelizmente 70% dos empresários ou profissionais, não estudam o mercado como deveriam e não conhecem as variáveis de seu negócio, nicho e até mesmo lucratividade.
Sabemos poucos chegarão ao topo da montanha, pois o ar é rarefeito, o espaço é pequeno, é alto. Além disso, para chegar lá exige-se muito esforço físico, mental, conhecimento das variáveis.
Você paga ou quer pagar esse preço?
Não há atalhos para o sucesso. Um alpinista não irá subir até o cume da montanha de helicóptero.
Ele sabe que o grande prazer do desafio está na superação, preparação, no esforço empreendido na caminhada e, que quando chegar lá, haverá outros desafios a serem superados.
Abaixo, deixo 6 perguntas poderosas que deverão trazer reflexão para a sua atitude perante a caminhada do sucesso do seu negócio. Deixo também um plano de rota, para meta do faturamento de 2017.
“Veni, vidi, Vici” (latim Vim, vi venci).