Toda empresa pode transformar chocolate em dinheiro

Toda empresa pode transformar chocolate em dinheiro


Dias atrás, eu vi uma empresa local de móveis planejados fazer uma ação de marketing viral no Instagram, sobre a páscoa. Então me dei conta que já estamos quase no meio do ano.

Promoveram um sorteio de ovos de páscoa, simples assim, sem a obrigação de comprar nada na loja e sim, interagir na rede social da empresa. Percebi que teve bastante aceitação, acredito ter dado um “buzz” no perfil da loja também.

Fizeram uso de estratégias de marketing promocional, que segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), pode ser definida como:

“Ele é o conjunto de ações que visam gerar mais valor para a marca e incentivar a experiência, a compra, o uso e a fidelização de produtos e serviços”.

Na hora eu não dei muita importância, afinal convivo com isso, de atrair atenção de pessoas e clientes todo dia, devido meu trabalho.

Mais hoje, parei e pensei quantas empresas pequenas e locais realmente aproveitam essas datas comemorativas para criar experiências com seu consumidor? Vou mais além, quantas empresas de prestação de serviços se usam dessa estratégia de promoção de vendas?

Então vamos analisar o cenário junto comigo:

Como criar promoções em datas comemorativas sendo prestadores de serviços?

Isso é rotina para comércio varejista, não é. Mais o desafio aqui é fazer com que prestadores de serviços pensem fora da caixa e consiga atrair potenciais clientes através de apelos emocionais, e criar correlação entre essas datas e seu ramo de atividade.

Então a dica fundamental é mapeie as datas comemorativas e se planeje.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Confira as principais datas comemorativas, que fazem a alegria do comércio, que agora também irá fazer a sua alegria também, não é mesmo prestador de serviços.

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal

Ah, e não podemos de deixar de falar da SAZONALIDADE. Isso mesmo, os eventos que não fazem parte do calendário oficial das datas comemorativas, mais que movimentam e muito a economia, para dar exemplos, podemos lembrar-nos das:      

  • Troca de estações
  • Férias
  • Volta às aulas, e por aí vai...

Veja um exemplo prático para te ajudar:

Período: férias.

Oportunidade para quais setores: hotéis e pousadas / empresas de esporte / lojas e e-commerce de esportes / acessórios / profissionais de saúde e bem-estar / loja de carros, etc.

Essas são apenas alerta para que você possa ter “insights” de assuntos que possam criar conexão com seu público, consequentemente, mais vendas.

Minha empresa é pequena, e agora?

Sei que o pequeno empresário, muitas vezes não tem um departamento de marketing para cuidar dessas questões. Mais é necessário se esforçar um pouquinho para aproveitar essas oportunidades e aumentar suas vendas.

Então vamos lá que vou descrever dicas práticas para te ajudar:

  • Mapeie todas as datas comemorativas e épocas sazonais do ano;
  • Faça um “brainstorm” com sua equipe, nada mais é do que uma reunião criativa, onde são discutidas ideias diversas, e só no final serão avaliadas as que são aplicáveis. Experimente você verá que é um processo além de produtivo, muito divertido também;
  • Analise o que os concorrentes estão fazendo, para validar sua ideia;
  • Defina o formato da ação e conceito da campanha;
  • Planeje as ações com bastante antecedência, nunca deixa para pensar na ação na mesma semana da data, não terá tudo tempo para “aquecer” seu consumidor;

Espero ter ajudado.

Já começa a se preparar para o Dia das Mães, considerada uma das melhores datas para o comércio, sem falar da infinidade de segmentos que se beneficiarão, afinal cada mamãe tem um estilo e personalidade não é mesmo.

Então corra, ainda dá tempo e boas vendas ;).


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daiane Tavares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos