Todo dia é dia de agradecer às mulheres que nos inspiram
Antes de falar sobre o Dia Internacional da Mulher, que foi ontem (8), é preciso deixar uma coisa bem clara: construir uma carreira, não importa a área, é mais difícil para uma mulher do que para um homem. Ponto.
Eu sei disso pelo que observo desde que comecei a trabalhar e porque sou casado. Dentro de casa, vejo todos os dias o tanto que a minha companheira precisa ser melhor do que os homens para ter o mesmo reconhecimento que eles têm. Durante a minha carreira, sempre procurei ouvir mais do que falar e ser empático. E assim venho buscando melhorar dia após dia.
Quero fazer hoje uma homenagem a algumas mulheres com quem tenho o privilégio de trabalhar e que me inspiram todos os dias a ser um homem e um profissional melhor.
Começo citando a Andresa de Carvalho, que me provoca muito. O que não impede que a gente concorde em quase tudo. Tenho certeza de que 98% dos conteúdos que postei aqui no LinkedIn até hoje teriam o selo Andresa de qualidade. Ela teria aprovado esses textos. Toda vez que penso em um conteúdo, penso também no que ela diria. Não só pela profissional ultra competente que é, mas porque também é uma amiga muito querida. Daquelas que param para um café para ouvir minhas tristezas, minhas inseguranças. E ela nunca tentou ser a dona da verdade nas nossas discussões. Sempre me acolheu e me ajudou a raciocinar melhor. E eu espero ter sido tão amigo pra ela em alguns momentos como ela foi pra mim.
Na foto da direita para a esquerda: eu, a Andresa e o Fernando (ou Fernandão)
A Andrezza Buldrini tem uma história de vida muito bonita, de muita luta, desde bem jovem. Ela sofreu com o estereótipo de parecer uma mulher rica, por ser branca, loira e bonita. Todo mundo olha pra ela e pensa que teve tudo de mão beijada, e na verdade ela batalhou cada centímetro pra ter o que tem hoje, fruto da sua competência como profissional. Ela sempre foi uma inspiração, de nunca desistir, e com muita maturidade saber que ali na frente tem alguma coisa melhor me esperando.
Também já citei a Ana Florença Gutierrez (a Flor) em outras oportunidades porque é uma das profissionais mais brilhantes com quem já trabalhei. Profissionalmente, meu sonho é ser 70% do que ela é. Muito jovem, já é diretora e com uma carreira incrível ainda sendo construída. Se não bastasse todo o talento, ainda tem um dos maiores corações. Cabe o mundo todo no coração dela. Existe uma lenda de que a mulher para ser executiva precisa ser dura, combativa, agressiva. É verdade em alguns casos? Talvez. É uma forma muitas vezes de sobreviver no mercado. Mas a Flor consegue fazer tudo sendo doce, simples, positiva. E nem por isso também cai no estereótipo de que sendo meiga, não entrega. Trabalhar com ela é um prazer e a certeza de resultados. Tenho certeza de que ela será minha chefe um dia e vejo isso cada vez mais próximo.
Da direita para esquerda, eu, Andrezza, Fernandão (de novo) e a Flor
Mudando para ares internacionais, a Thalita Gaku entrou na Hotmart e minha primeira impressão não foi boa. Olhei e pensei: ‘é um rolo compressor, que vai amassar tudo’. Mas nada mais era do que o meu preconceito como homem olhando pra ela. Brilhante, intelectualmente e profissionalmente, ela tem todas as qualidades que não tenho. Ao reconhecer isso nela, aprendi que para ser melhor não preciso obrigatoriamente me tornar melhor nas coisas em que sou ruim. Mas posso me aliar com uma pessoa que é infinitamente melhor do que sou nessas coisas. Formamos uma dupla muito funcional, que se apoia e toma as melhores decisões porque um está com o outro. E isso tudo com ela do outro lado do globo, enquanto eu estou aqui em BH.
Recomendados pelo LinkedIn
Aqui, eu e a Thalita, nas gravações do Hotmart Challenge no ano passado
Outra mulher que me inspira é a Maytê Ximenes. Ela tem intensidade de trabalho, capacidade analítica de ver os detalhes, e ao mesmo tempo um bom humor único. Ela chegou e como um furacão dominou muito rápido uma estrutura ultra complexa. Trouxe um profissionalismo brutal para uma área que a gente precisava muito que tivesse isso. E ela fez com uma leveza sem igual. Dividir os espaços com ela é muito gratificante e 100% das nossas conversas foram muito interessantes. É um exemplo pra mim de como me posicionar para seguir bem na minha carreira. Inclusive, ela escreveu sobre como é ser mulher, mãe de dois e executiva. Vale ler.
Por fim, mas não menos importante: vou me reservar o direito de não falar da Nathalia Cavalieri para não me acusarem de ser um grande bajulador. Se vocês quiserem saber o que acho da profissional que ela é, me pergunta nos comentários que respondo.
Aqui eu, Nathalia (atrás) e Jota (à esquerda), no nosso Kickoff de 2020. Percebam que ela tava mais engajada que o Jota no batuque...
P.S. Quero também homenagear minha companheira de todas as horas, Gabi Salles. Escrevi sobre ela lá no meu perfil do Instagram. Confere lá! 😊
E você? Também tem alguma mulher que te inspira ou inspirou no trabalho? Conta pra mim nos comentários, bora dar visibilidade a elas!
---------------------
Já me segue nas outras redes sociais? Não? Então se quer receber mais dos meus conteúdos, dá uma olhada também no meu Instagram, no Pingback, meu podcast Bingo Corporativo e no Sparkle, nosso aplicativo de comunidades digitais na Hotmart. Vou adorar te ver por lá também.
Sócio na DOMO.VC e Kauffman Fellow @Class 26
2 aDisse tudo, Alexandre! O mercado é muito mais hostil com as mulheres, mas fico feliz de ver esse cenário mudando e cada vez mais lideranças femininas surgindo. Linda homenagem!
Diretora de Operações de Receita na Hotmart
2 aAh que sorte a minha ter uma pessoa como vc do meu lado, e mais sorte ainda ter essas mulheres maravilhosas que eu admiro demais! 😍♥️♥️♥️ Muito feliz com esse post!
Gerente Executiva Jurídica | Softplan
2 aQue orgulho, Flor!! Apesar de você ser a nossa caçulinha, você é a minha maior inspiração! "Quando eu crescer eu quero ser igual a você!" 😉 Abramo, que demais o seu reconhecimento. Achei incrível! ❤️ Obrigada por continuar apoiando e reconhecendo publicamente Mulheres que são inspirações para tantas outras!
Diretora Revenue Brasil
2 aJá te falei isso várias vezes, mas eu nunca vou conseguir te agradecer o suficiente por sempre me apoiar e acreditar em mim. Que sorte a minha ter o privilégio de trabalhar com você! E que honra estar rodeada de mulheres tão incríveis!
Sênior PMO | Project Manager | SCRUM Master | Business Developer | Customer Success | Digital Marketing Consulting | Marketing Research | Buyer Persona Specialist
2 aQue time incrivel!! Mulheres inspiradoras e que tive a oportunidade de trabalhar perto de varias delas. Mas lembrando tambem outras mulheres que fizeram e fazem parte da minha trajetoria e me inspiram todos os dias! Arianne Morgado e Marina Ferraz (as espiãs d+), Larissa Metzker, Mariana Miligrana, Ana Cláudia Leite, Isabelle Freitas, Josiane Caetano , Anna Carolina Rocha, Marina Camelo Heineck , Mayra Bárbara, Bárbara Lopes, Ana Paula Oliveira, Mariana Antonoff Boechat, Fabiana Duffles … e tantas outras!