"Como um intercâmbio pode agregar mais que apenas aprender ou aperfeiçoar um idioma"
Consegui realizar meu tão sonhado intercâmbio aos 34 anos. Foram anos sonhando em ir melhorar meu inglês e conhecer outro país.
Quanto mais eu lia sobre intercâmbio, mais achava que seria difícil conseguir fazer.
Minha conclusão era sempre a mesma: intercâmbio precisa de planejamento. Os valores quando pesquisamos não são nada baixos para nossa realidade brasileira.
E o tempo que temos que dispor em ir e deixar outras coisas de lado, são mais itens que nos faz pensar muito depois de adultos.
Todo mundo que nunca foi ou que está para ir tem a mesma fala: "não se deve falar em português quando encontrar outros brasileiros, senão não valerá o investimento".
Foram muitos anos pesquisando. Os destinos que eu encontrava não me atraíam por completo. Ou pelo frio do país, ou pela grande distância do nosso país ou pelo custo.
Um ano antes de eu ter a chance de ir, encontrei a Ilha de Malta. um país pequeno, com fotos bonitas e o clima mais próximo ao do Brasil.
É muito importante acertar o destino de acordo com seu perfil, isso é parte do fator para se ter boas experiências.
Eu consegui acertar em minha escolha!
Ao contrário do que a maioria acha, Malta não é parte da Itália. É um país independente há 50 anos. Foi colônia inglesa e por isso um de seus idiomas oficiais é o inglês. (O outro é o Maltês).
Logo de início, a beleza surpreende. É muito mais que as fotos no google mostram.
Aquele lugar pequeno, parece mágico e a segurança do país é inacreditável.
Pessoas de todos continentes, costumes e comidas influenciados pela cultura árabe, italiana, britânica e espanhola e uma mistura de paisagem entre mar e arquitetura histórica.
Malta carrega muita história!
Fui para ficar 90 dias, com visto de turista. Paguei um curso em uma escola e hotel da própria escola e fui.
Mas não havia comprado passagem de volta para o Brasil. Fui com uma pequena intenção de tentar ficar mais. Embora meu orçamento não permitisse, tinha uma esperança de conseguir um emprego, mesmo com todos dizendo que era muito difícil.
Para poder entrar no país precisa ter uma passagem de saída especificando uma data. Eu tive uma ideia para não gastar com uma passagem de volta para o Brasil, na vontade de ficar lá e deu certo.
Eu fui envolvida pela intensidade de vivenciar um intercâmbio. Então comecei uma busca incessante para conseguir um emprego e obter visto de trabalho e ficar mais tempo.
Com muito empenho, consegui um emprego, mais ou menos em minha área e fiquei 8 meses. (Se não fosse pela pandemia eu teria ficado bem mais).
Aí conheci a dificuldade da burocracia que existe naquele lugar. Nisto o Brasil está a frente, sem sobra de dúvidas.
Mas qual o motivo que eu quis tanto ficar?
Me encantou conhecer pessoas de culturas totalmente diferentes da minha.
Trouxe expansão em todos sentidos em mim. Me fez ultrapassar minhas barreiras e olhar o mundo dentro de mim e o mundo de fora com outros olhos.
E o impacto foi muito mais que falar inglês com mais segurança ou muito mais que me preocupar se estou falando português com brasileiros (afinal brasileiros sempre estarão em qualquer canto do mundo)...é muito maior que isto.
Mudou minha forma de ver minha vida profissional.
Eu que sempre trabalhei me relacionando com clientes, consegui ter uma sensibilidade maior.
Hoje busco a excelência em proporcionar ao cliente a experiência que ele terá na relação que ofereço. Hoje consigo enxergar o cliente como único. Não achar que ele faz parte de um padrão é o que diferencia o tratamento.
A empresa dele vem de uma cultura com influências que precisam ser levadas em consideração... incrível como um intercâmbio aprofundou isto em mim.
Tem muito mais detalhes para eu compartilhar: como consegui um emprego em outro país, como evoluí como pessoa com tudo que enfrentei no dia a dia lá, como é vivenciar uma crise mundial por uma pandemia em outro continente... enfim, tem muito mais. Até mesmo para falar mais sobre relacionamento com pessoas e trazer isso para vida profissional.
Mas isto, em breve detalharei em um trabalho que estou desenvolvendo.
Hoje quis partilhar de forma resumida o quanto vale a pena um intercâmbio.
#intercâmbio#experiênciadocliente#excelênciaprofissional
Key Account
3 aMuito bom Gi! 👏
Designer Instrucional | Universidade Corporativa | Analista de Treinamento | Embaixadara Alterdata 💙
3 aFicou show Gi!!!
Gerente de Customer Success e Customer Experience
3 aGi... ficou top seu artigo. Parabéns
Coordenador de Assistência Técnica
3 aParabéns Gisele pela iniciativa e coragem de fazer uma mudança significativa em tua vida! Sair da zona de conforto e buscar vivenciar algo fantástico como o intercâmbio muda a forma de ver a vida! Obrigado por compartilhar tua experiência!!!