Tome as “rédeas” de sua loja.

Tome as “rédeas” de sua loja.

Sua loja as vezes parece um “cavalo” que começa a correr fora de controle enquanto você está ali em cima da cela só tentando sobreviver àquela situação difícil e perigosa?

Usei essa comparação porque ela explica bem o que se passa dia a dia em inúmeras lojas do Brasil. Empresários, empreendedores, gestores (bem... usem o termo que preferir) lidam diariamente com situações que fogem totalmente do controle e acabam por muitas vezes transformar o sonho do empreendedorismo no pesadelo da falência.

Bom, sabemos que o acesso a informação hoje amplamente democratizada pela internet transforma de forma substancial a visão empreendedora dos cidadãos principalmente “classificados” como pessoas da classe média.

Em 2021 foram abertos cerca de 4 milhões de novos cnpjs. Esse número ocorre devido um cenário de crise, devido as restrições de circulação e fechamento do comércio, fazendo com que milhões de brasileiros buscassem no empreendedorismo uma fuga do desemprego, uma alternativa de renda e uma transformação de vida. Apesar de toda a infelicidade que a pandemia nos trouxe com nossas perdas, ela também aflorou o espírito empreendedor em muitas pessoas, umas por desejo outras por necessidade, não importa. Essas pessoas fazem a engrenagem do capitalismo girar, gerando arrecadação para o governo federal, gerando novos empregos, mesmo que muitos na sua grande maioria acabam sendo tratados na informalidade e não entram nos registros oficiais do ministério do trabalho.

A pergunta que sempre fazemos é: Quantas dessas empresas irão sobreviver nos próximos 3 ou 5 anos? Aqui mora um desafio enorme que envolve governo, sociedade civil e agentes privados do mercado, como nossa empresa por exemplo. Em um ambiente ainda muito hostil ao empreendedorismo como no Brasil, com uma burocracia excessiva e cara, um modelo trabalhista ainda muito oneroso para o empregador e uma carga tributária que imputa a qualquer empreendedor ter o Estado como sócio, os desafios de fazer a empresa se tornar lucrativa passa por um controle detalhado de cada processo que sua empresa executa. Do momento da compra junto aos fornecedores ao momento da venda, temos vários obstáculos que devem ser superados para que o lucro venha e todos ganhem: o empresário com seu recebimento, o funcionário com seu salário em dia, o fornecedor com seus boletos sendo pagos de forma pontual e o estado tendo seus cofres abastecidos.

Nesse desafio é que temos um papel fundamental: ajudar o varejista a tornar seu negócio rentável. Nossa missão é ajudar o varejista brasileiro a se tornar mais sustentável e lucrativo através de nossas soluções em gestão que passam por novas práticas de mercado, novas tecnologias e novas formas de interagir com fornecedores e clientes.

Sim, essa é a nossa principal missão.

Fazemos isso através de tecnologia que não está somente presente em sistemas de gestão chamados de ERP (em inglês, Enterprise Resource Planning), está presente também em soluções de gestão promocional, plataformas e-commerce, meios digitais de pagamentos e uma dezena de outras soluções que atendem as demandas desde o lojista debutante à grandes redes varejistas brasileiras que empregam milhares de pessoas.

A nossa tecnologia é valiosa quando permite ao gestor varejista ter controle e previsibilidade. Controle para saber em detalhes como andam seus custos fixos e variáveis, suas vendas, suas devoluções, suas obrigações fiscais, seu fluxo de caixa e tantas outras informações importantes. Previsibilidade porque tendo todos esses controles ele entende o que é preciso realizar para ter os resultados necessários definindo assim uma meta de receitas de vendas da empresa alinhando seus preços de vendas com o mercado traçando assim suas estratégias comerciais e tendo sempre foco no que é preciso ser realizado para que “o sonho se torne realidade”.

Além de nossa tecnologia, que é entregue pelo ERP, no dia a dia da empresa podemos também oferecer aos nossos clientes, àqueles que estão abertos e atentos aos movimentos de mercado, acesso a novos padrões de gestão que compartilhamos com os grandes varejistas parceiros, trazendo essas novidades ajustadas ao porte de cada um dos nossos clientes.

Nascemos no Varejo.

Somos do Varejo.

Vivemos do Varejo.

Especialistas em Varejo.

 Rodrigo Castanheira – rodrigo.rossi@franqueadolinx.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Castanheira

  • Varejo 2023. Tempos difíceis?

    Varejo 2023. Tempos difíceis?

    É pessoal, quem trabalha com varejo sabe que o atual momento não é dos mais confortáveis para varejistas e toda a…

  • 7 x 1 Varejista. China x Brasil.

    7 x 1 Varejista. China x Brasil.

    Brasil x China. O varejo tupiniquim vai levar de 7 x 1? Nossa capacidade de adaptação e ajustes é algo muito acima da…

    1 comentário
  • E-commerce X Pequenos Varejistas

    E-commerce X Pequenos Varejistas

    E–commerce para pequenos varejistas: Ter ou não ter? Essa resposta para muito varejistas parece pronta: SIM, mas eu vou…

  • Preciso trocar meu ERP. E agora??

    Preciso trocar meu ERP. E agora??

    Muitos varejistas em algum momento de sua linha de tempo como gestores já fizeram essa pergunta. Questionamento esse…

  • Black Friday Brasil 2020

    Black Friday Brasil 2020

    A Black Friday no Brasil, assim como em outros mercados, se tornou talvez a data mais importante do varejo, talvez…

  • Pagar “caro” ou reinvestir duas vezes?

    Pagar “caro” ou reinvestir duas vezes?

    São inúmeras as ocasiões que quando apresentamos nossas soluções em gestão o cliente sempre se apega de forma emocional…

  • Empresário ou “Dono de empresa”, qual é o seu papel de gestão?

    Empresário ou “Dono de empresa”, qual é o seu papel de gestão?

    Bom, todos nós sabemos que a vida do varejista brasileiro nos últimos anos não tem sido fácil. Crises econômicas…

  • Aquela plataforma de Ecommerce que é uma mãe, não existe.

    Aquela plataforma de Ecommerce que é uma mãe, não existe.

    Um cliente prospect nos questionou sobre o percentual de cobrança sobre as vendas em nossa plataforma de ecommerce de…

  • Não é só sobre COVID-19, é sobre o futuro.

    Não é só sobre COVID-19, é sobre o futuro.

    Nunca houve tantos questionamentos em relação a sobrevivência das empresas como no atual cenário de crise gerada pela…

  • Quem é o seu cliente?

    Quem é o seu cliente?

    Parece meio óbvio essa pergunta, mas não se engane, muitos varejistas não sabem responder com clareza quem são os seus…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos