Preciso trocar meu ERP. E agora??
Muitos varejistas em algum momento de sua linha de tempo como gestores já fizeram essa pergunta. Questionamento esse que pode ser motivado por várias razões, mas uma sempre nos chegou de forma clara, sem
a necessidade de interpretações ou pesquisas: O sistema não atende minhas demandas!
Quando iniciamos o relacionamento com um prospect sempre temos o cuidado de administrar as expectativas dos clientes o máximo possível com o que o software irá fazer pela empresa dele. Isso é fundamental para que o cliente tenha um alto nível de clareza da aquisição que ele está realizando. Isso se torna uma força extremamente positiva no relacionamento pós-venda, algo que ainda é um ponto de falha em muitas comercializações de sistemas ERP.
Alinhar as funcionalidades de um ERP com a capacidade administrativa da empresa é algo que precisa ser feito antes de qualquer atividade de implantação ou treinamento. Não são raras as ocasiões em que o sistema possui soluções “high-end” que não são aplicáveis na empresa por falta de estrutura ou por falta de capacitação dos colaboradores envolvidos, se tornando assim algo que não irá trazer resultados reais a empresa.
Podemos dizer que aqui é o pulo do gato.
O varejista quando decide pela troca de seu ERP, a primeira questão a ser levantada é: preciso de um sistema que seja para varejo, que permita que as rotinas do varejo sejam atendidas de forma fluída, sem a exigência de burocracia de dados e informações e que seja o mais amigável possível para os meus funcionários, sejam eles gerentes experientes ou a funcionária do caixa que ainda está se desenvolvendo profissionalmente.
Ter um ERP pensado, projetado e gabaritado para o seu tipo de negócio é fundamental. Comprar pelo preço baixo em muitos casos é uma armadilha cruel. Tenho algumas histórias ao longo de minha carreira que em um intervalo de 3 anos a empresa trocou de sistemas 3 vezes. Hora era por causa do suporte, hora era porque era lento, hora era porque não fazia o que era preciso e por aí vai. Enfim o barato saiu 3x mais caro.
Quando se pensa em qualquer solução é preciso perguntar a si mesmo: O que é que eu preciso? Qual o retorno que espero? E o quão confiável é meu fornecedor?
Líderes de mercado tem algo em comum, eles não vendem os produtos mais baratos, eles vendem produtos ou serviços que atendem as expectativas de seus clientes ou as superam.
Esse é o nosso papel como fornecedores de ERP. Atender as expectativas dos clientes e se possível superá-las.
Quando falamos de expectativas do cliente, relacionado aqui aos bons gestores do varejo, podemos sempre ter 3 pontos em mente: informação estratégica, confiabilidade e rentabilidade. Isso é basicamente o que todo varejistas quer.
Tenha sempre essas 3 premissas em seu pensamento, alinhe corretamente as expectativas, visualize valor agregado em fornecedores de ERP que são realmente especialistas no seu segmento ou nas suas necessidades operacionais e por último crie uma relação de parceria mútua com seus fornecedores pois isso agrega um valor substancial na relação pós entrega do projeto.
O sucesso será mútuo e a parceria será duradoura.
Rodrigo Castanheira / Franqueado Linx Vila Velha – (27) 99279-9108 rodrigo.rossi@franqueadolinx.com.br
Linx é líder de mercado em soluções para o varejo