Tomou Doril a Dor Sumiu! Será?
Este artigo não é sobre medicamentos! Mas acredito que a maioria aqui conhece esse slogan, pois medicamentos para aliviar a dor de cabeça são vendidos em larga escala. Talvez você seja ou conheça esse “garoto(a) enxaqueca” que toma analgésicos para dor. Chama-me muita atenção a quantidade de mulheres que sofrem de enxaqueca. Eu já fui uma dessas e estou curada há pelo menos 6 anos. Segundo fonte de informação de Dr Drauzio Varella: cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de dor de cabeça frequente, sendo que 75% são mulheres. Um dado alarmante que me instigou a escrever este artigo e falar um pouco da minha história.
Meu processo de cura das dores fortes iniciou em 2014, ainda sem compreensão de onde vinha a minha enxaqueca. Pessoas iluminadas foram enviadas a mim, recebi a indicação de uma médica especialista em Dor que me orientou no tratamento. A Dra Mariana Palladini (Centro Pauslistano da Dor) pegou na minha mão e me encaminhou também para tratamentos complementares de massagem corporal com especialista em cinesiologia e acupuntura. O fator determinante foi a minha disciplina e a necessidade extrema de aliviar as dores que no momento já estavam por todo o corpo (ombros, punho, pescoço, lombar, escápulas e mais). Estava claro que era uma questão emocional se apresentando através do corpo.
Se a disciplina foi determinante para mim, posso falar a você que não desista! Insista em você e em seu bem estar. Existem tratamentos para as nossas dores, doenças e desregulações/disfunções do corpo.
Diante disso, veio um insight para fazer uma enquete sobre qual a disposição das pessoas ao acordar, porque me recordei desse período em que eu estava bastante adoecida e todos os dias quando eu acordava me dava uma vontade imensa de chorar, como uma criança que não quer ir à escola. No entanto, eu não queria ir ao trabalho. E não era uma birra de criança. Eu estava exausta, não tinha tempo para mim, o trabalho me consumia e a minha chefia fortemente me adoecia ainda mais. Na verdade, eu entrei em uma relação emocionalmente abusiva que infringia todos os meus valores, e que por esse motivo eu me sentia esmagada e sem forças.
Na enquete que realizei esta semana, 40% das pessoas não acordam com disposição para trabalhar. Provavelmente, você faz parte desse número! E esse artigo é um alerta para que você entenda que é possível dormir bem e acordar melhor ainda todos os dias. Eu sei que no momento isso pode parecer um sonho para você. Apenas gostaria que compreendesse que não viemos para esse mundo por acaso. Você tem um propósito de vida, eu tenho um propósito de vida, todos nós temos, mesmo que desconhecido.
E todos nós temos uma missão de vida. Essa é irrefutável, inabalável e imutável. A grande missão do ser humano é encontrar a felicidade que habita em nós, no desafio de harmonizar o corpo físico e vida na matéria com a nossa alma. Então, a maior certeza que você já pode ter a partir de agora é que todos nós nascemos para ser feliz. Essa é a nossa grande missão, de encontrar a felicidade através do autoconhecimento e da cura emocional que cada um precisa realizar ainda em vida, se possível.
Você não precisa concordar em viver no caos da sociedade, na escuridão dos problemas, nos ambientes pandêmicos e nas relações tóxicas. Felicidade tem receita e exige treino. Você estará na sua missão quando tiver todas as suas necessidades realizadas que, consequentemente, trarão a felicidade a você. E saberá quando isso acontecer, porque as principais métricas estarão elevadas, que são elas: auto-estima, imunidade, vitalidade, saúde mental, saúde física, sensatez, discernimento, gratidão, positivismo, capacidade resolutiva, intuição e inspiração. Na sua plenitude, você inspira pessoas, elas querem estar sempre ao seu lado e você arrancará riso fácil delas, porque você exala harmonia e leveza.
Então, se você não está alinhado com a sua missão e nem vivendo o seu propósito, você não será quem você nasceu para ser. E não terá energia e disposição para ser feliz. Logo, também não conseguirá acordar com disposição para viver a vida. Todos nós temos um propósito de vida. No entanto, a mente e o ego bloqueiam nossa conexão com a espiritualidade (também compreendido como universo, mundo cósmico, energia superior, céu, paraíso, etc). Saímos da nossa verdade/essência para viver o caos, que só será resgatada com clareza, foco e reconexão com sua missão de vida.
Como pode perceber, missão de vida não é subjetivo. Ela transcende a alma e se declara na sua vida. Já abordamos aqui as métricas neste artigo, o que a torna concreta. Então, aconselho você seguir os 4 passos essenciais para se livrar do cansaço e passar a acordar disposto todos os dias para ir trabalhar.
Recomendados pelo LinkedIn
Passo 1 - Reconhecer a missão e propósito de vida: todos nós temos uma missão e propósito e não é difícil descobrir. Não viemos e não estamos aqui por acaso. O autoconhecimento se faz necessário.
Passo 2 - Viver alinhado a sua missão e ao seu propósito (inclui o trabalho): viver na sua essência, retirando as máscaras, o poder do ego e as sombras que habitam seu Eu e permeiam o mundo físico.
Passo 3 - Ser quem você nasceu para ser (ser feliz): na essência, você é feliz, leve, motivado e disposto. Ser quem você nasceu para ser é a própria missão de vida. Os propósitos são o caminho, o meio.
Passo 4 - O gerador automático de energia e disposição será ativado: a energia e a disposição são os elementos básicos para a felicidade. Se o gerador de energia estiver positivo, você terá disposição todos os dias.
E sobre a dor de cabeça, procure um Médico Especialista em dor ou Neurologista. Tomar “Doril” irá aliviar momentaneamente, porém você precisa entender a sua dor de cabeça, como um processo de autoconhecimento do corpo e das dores dele. Perceba em quais momentos a dor aparece, a intensidade que tem de acordo com os momentos, como foi a alimentação no dia anterior, o nível de stress e preocupação que atingem o seu emocional. Observe a intensidade da dor (fraca, média, forte ou muito forte), remédios que tomou, fase do ciclo menstrual (para mulheres) e se consumiu algum alimento que possa ter servido de gatilho para a crise (atente-se a chocolates, molhos, queijos amarelos, café e vinho). E muito cuidado com os analgésicos, pois bloqueiam os mecanismos de defesa natural contra a dor.
Perceba os sinais do corpo. É possível pressentir quando a dor está por vir. Sintomas comuns são: inchaço na região dos olhos (eles ficam cansados, um pouco caídos), sensação de cabeça pesada ou leve, irritabilidade e bocejo excessivo.
E, por fim, o autoconhecimento emocional. Busque um profissional bem indicado para ajudar você a sair do mental, a diminuir a energia na região da cabeça, canalizando-a para o coração. O caminho do amor é curativo. O caminho do medo adoece. Desperte para o fluxo do amor, ative o seu coração para viver a sua missão. São micro passos de sucesso.
Agora, que você está compreendendo a sua enxaqueca e/ou a sua indisposição, te desejo luz e cura. Que eu possa encontrar você em nossa missão.
Nirvana Torquato
Empreendedora social | Educadora | Consultora | Palestrante SXSW | Conselheira consultiva
2 aAdorei esse texto. Parabéns Ni! E obrigada por compartilhar essa história.
RH | Recrutamento & Seleção | DHO | Consultoria interna
2 aArrasou