Torcedor ou analista? Quem é você?
O futebol envolve paixão, direciona o nosso comportamento e nos tira um pouco da racionalidade. Mas, quando o assunto envolve família, política, carreira profissional e outras áreas mais importantes da nossa vida e da convivência em sociedade, conseguimos nos colocar como analistas ou somos meros torcedores? Esse é um tema importante, pois, após refletir sobre ele, é possível que você conheça um pouco mais sobre si próprio.
Sou palmeirense desde criancinha. Tenho 38 anos e acompanho o Verdão há pelo menos três décadas. Apaixonado pelo clube que sou, cada vez que vejo uma partida, pouco enxergo de esquemas táticos e até mesmo do desempenho individual de cada atleta. O que vale mesmo é o resultado. Se ganhou, não importa se foi jogando feio ou se por um placar apertado. O que vale é a vitória. Se perde é a mesma situação e, não demora, entro no coro daqueles que pedem a cabeça do treinador e a saída de jogadores que, outrora, figuravam como heróis.
Mas, deixando o futebol de lado, como é você no dia a dia? Como você se comporta quando chega um funcionário novo para trabalhar ao seu lado? O que você faz quando seu filho chega da escola e diz que apanhou do coleguinha ou que tomou aquela bronca da professora? Com o Brasil explodindo em corrupção, você enxerga esquerda, direita ou um grande problema a ser enfrentado e resolvido?
Então, torcedor não é analista? Pode até ser, mas o resultado da análise talvez esteja contaminado. O torcedor nato é aquele que, quando chega um novo colega para trabalhar ao lado, ao invés de vislumbrar ali uma possibilidade a mais de crescimento e de aprendizado, vê apenas uma ameaça. Neste caso, o indivíduo não apenas vai torcer para que tudo dê errado para o recém-chegado, mas até vai dar uma forcinha para que isso ocorra. Fazendo isso, vai deixar de contribuir para a empresa e, consequentemente, estará se prejudicando.
O torcedor, quando o filho chega fazendo uma queixa do coleguinha ou sobre o professor, dá logo razão a seu pupilo. Isso é negativo. O ideal é apurar o que aconteceu. Até porque, há grandes chances de que o errado na história more dentro da sua casa. Além disso, filhos criados desta forma também tendem a crescer sem ampliar os horizontes e possivelmente terão grandes dificuldades para enfrentar as adversidades da vida.
Na política não é muito diferente. O Brasil atravessa uma crise sem precedentes na história atual. Estamos um tanto perdidos no campo político, administrativo e econômico. Como você vem se comportando perante toda essa situação? Cuidado. Pelas mídias sociais e até pelo formato da cobertura feita pela grande imprensa, parece que se trata de uma simples luta entre o bem e o mal. É, até pode ser. Mas será que o mal é x, y ou vai muito além disso? E o bem? A sua resposta pode dizer se você é torcedor ou analista.
Perceberam a diferença fundamental? Analista se aprofunda em causas e consequências. Analista enxerga todos os lados de uma mesma questão e, por mais que tenha sua uma pendência para cá ou para lá, sabe pesar os fatos para encontrar uma resposta. E então, quem é você?
Business Unit Controller at Briggs & Stratton | Planejamento Financeiro | Controladoria | FP&A | Controller | Finance Manager | Head of Finance
8 aEnquanto lia, pensava: até mesmo quando o assunto é futebol procuro ser analista, até porque sofremos do mesmo "mal" de ser palmeirenses... Na política gostaria imensamente de acreditar que há um lado bom para torcer, mas não tenho essa utopia. Torço sim, pelo nosso país, para que as coisas se ajustem e minha filha possa dizer um dia que vive em m Brasil levado a sério! Excelente reflexão!
Procuro ser analista e evitar o lado torcedor. Parabéns pelo artigo!
Analista de Gestão de Mudanças | Customer Success | Comunicação
8 aConsidero que o ideal é saber que existem momentos corretos para cada uma dessas ações. O importante é saber discernir quando torcer e quando analisar.
Chefe de Gabinete Parlamentar | Câmara Municipal de Vinhedo
8 aEdmilson Severino, Edilson Severino, vocês costumam se posicionar como torcedores ou analistas?
Chefe de Gabinete Parlamentar | Câmara Municipal de Vinhedo
8 aFabrício Krivtzoff De' Grandis, você torce ou analisa?