Três passos para o Sucesso Pessoal

Três passos para o Sucesso Pessoal

“Certa vez perguntaram ao Dalai Lama:

- O que mais te surpreende na Humanidade?

E ele respondeu:

- Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

O que mais se ouve falar nos dias atuais é a respeito do sucesso, principalmente quando esse sucesso está atrelado ao êxito profissional e financeiro. O impressionante é que as pessoas gastam suas vidas em busca disso e, quando se dão conta não chegaram a lugar nenhum, não viveram suas vidas e aquilo que seria importante para eles não foi dado atenção e por isso não foi vivido. 

Quero aqui trazer uma reflexão a respeito de três aspectos fundamentais para o sucesso pessoal! Obviamente esse aspecto da vida diz respeito aquelas pessoas que desejam muito mais que simplesmente ter algo, e, que acima de tudo querem SER, querem viver a maior dádiva de que temos: chamado PRESENTE!

  1. Seja você mesmo: para Jung, quando nascemos, trazemos conosco mesmo o nosso Ego, ou seja, aquilo que realmente somos, com o passar do tempo e advento do convívio social vamos tendo que nos adaptar as exigências da sociedade, com isso vamos desenvolvendo uma “persona” (palavra que deriva do latim e era usada na antiguidade para as máscaras utilizadas pelos atores), a qual se faz necessária para nos adequarmos as regras sociais. Essa persona é formada a partir daquilo que temos como ideal (Freud chama isso de “ideal do ego”), como por exemplo, as representações da moda, os interesses familiares, aqueles gestos e atitudes que julgamos serem mais bem vistos e aceitos. Embora a persona seja fundamental para o convívio em sociedade, ela pode representar um problema quando se distancia muito do Ego, ou seja, quando a máscara ocupa o lugar do Ser. Quando isso acontece passamos a deixar de ser nós mesmos e passamos a interpretar um papel, como se e fossemos atores ou atrizes de um filme e, embora possa parecer divertido, acaba se tornando um sério problema, pois deixamos de ser nós mesmos, passando por um esvaziamento profundo e uma crise de identidade. Não é raro ouvirmos casos de pessoas deprimidas, desoladas, que ao chegarem no final de suas vidas se arrependem profundamente de como a viveram e, muitas vezes, sequer sabem quem são. A vida que temos é única, é um presente, e, está a nossa disposição para usufruirmos dela, não como atores, mas sim nós mesmos, por isso, seja você mesmo! Faça coisas que lhe dão prazer, que estão associados com o seu eu! Você se lembra de quando era criança? Quantas coisas você fazia que lhe dava prazer e hoje não faz mais? Essa criança está dentro de você, a liberte e venha para a vida!
  2. Otimize seu tempo: é muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não tem tempo para isso ou para aquilo, isso tem sido fonte de stress para muita gente. O impressionante é que podemos fazer tudo o que quisermos se nos organizarmos! Isso só não ocorre porque administramos mal o nosso tempo, ou pior, na maior parte das vezes sequer o administramos. Quando vamos fazer uma viagem, geralmente, antes de partir definimos o roteiro, os locais a serem visitados, o tempo e os recursos gastos, quando partiremos e quando regressaremos, ou seja, planejamos tudo! Dai vem uma pergunta que pode passar despercebida: - Por que não fazemos o mesmo com a nossa vida? Por que não planejamos o nosso dia? Nossa semana? Nossa mês? Infelizmente a maioria de nós é muito relapso com relação a utilização do tempo. Poucos percebem que cada instante de nossa vida são únicos e que nunca mais irão voltar e, por não perceberem, não se ocupam de otimizar o seu tempo. 
  3. Concentre-se nas pessoas: O mundo é formado por pessoas, as relações comerciais e financeiras são estabelecidas entre pessoas. É impressionante que quando vamos para um curso universitário, aprendemos tudo a respeito de um determinado assunto, de uma determinada técnica, mas pouco ou nada aprendemos a respeito de pessoas. Acabamos passando grande parte de nosso tempo ocupados nos afazeres profissionais, nas metas que temos que atingir e, não percebemos que a cada momento podemos descobrir um mundo novo, fascinante, que se revela na pessoa com a qual estamos nos relacionamos naquele momento. Cada pessoa é um universo a ser explorado! Ficamos conectados nas redes sociais e no mundo cibernético, mas temos pouca capacidade de nos conectarmos verdadeiramente com o ser humano que está a nossa frente. Pior que isso, muitas vezes não nos conectamos as pessoas que mais nos amam e que nós dizemos amar, as pessoas de nossa familia! Otimize seu tempo, seja você mesmo e viva momentos extraordinários com seus filhos, com seus pais, com seu marido ou sua esposa, eles são pessoas maravilhosas que foram colocadas em sua vida, não deixe que a vida termine sem os perceber, dai será tarde demais para arrependimentos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos