Para os pais trabalhadores fatores como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a licença de parentalidade e os benefícios desempenham um papel importante para garantir o seu envolvimento com a empresa, garantindo que aqui permanecem durante muito mais tempo. A preocupação com estes colaboradores tem levado ao aparecimento de um significativo número de práticas, substituindo-se, algumas vezes, as empresas ao Estado, que apoiam os pais nas atividades da vida de área das crianças, promovem o envolvimento das crianças na “vida” da empresa, possibilitando que se dedique, com tempo de qualidade, à sua família.
Os Melhores Lugares Para Trabalhar são um exemplo de como as empresas podem apoiar os pais que trabalham ao promover um ambiente de confiança, o propósito e uma experiência positiva. Deixamos aqui um conjunto de práticas que podem ajudá-lo a criar um excelente lugar para trabalhar para pais e mães.
Apoio na saúde/situações de crise:
- Extensão e comparticipação do seguro de saúde aos filhos dos colaboradores.
- Complemento de Baixa: complemento de 100% em situações de baixa por assistência à família.
- Licença/ausência remunerada para cuidar de um membro da família em caso de fim de vida ou emergências graves de saúde.
- Licença parental paga de 26 semanas a todos os colaboradores após a chegada de uma criança, independente do sexo, orientação sexual, antiguidade ou tipo de contrato, seja ele de nascimento convencional, substituição, adoção ou acolhimento, sem distinção entre maternidade e paternidade, para promover uma maior igualdade.
- Aquisição de livros e material escolar: apoio monetário em setembro para ajudar os pais na aquisição dos livros e material escolar. Oferta de um kit com material escolar aquando da entrada na escola.
- Bolsa de estudos para os filhos dos colaboradores carenciados;
- Prémio de sucesso escolar: reconhecimento dos filhos dos colaboradores com o melhor desempenho escolar.
- Orientação profissional: acesso a um exame de orientação escolar e profissional, para apoiar a tomada de decisão da continuação de estudos e na escolha da profissão.
Apoio à entrada no mercado de trabalho
- Curso de preparação para 1ª entrevista de emprego: para filhos dos colaboradores que estão à procura do primeiro emprego.
- Programa de estágios: para filhos de colaboradores que frequentam o ensino secundário e/ou o ensino superior, com o principal objetivo de proporcionar o primeiro contacto com o mercado de trabalho.
Comemoração de datas especiais
- Subsídio de nascimento: quando os colaboradores têm um filho/adotam uma criança é dado um subsídio de nascimento ou oferecido um kit de nascimento.
- Prendas/Lembranças em datas especiais: oferta de uma prenda no Natal, ovos na Páscoa, etc.
- Envolvimento dos filhos dos colaboradores nas festas da empresa: organização de eventos desportivos entre pais e filhos; festas “abertas” à família.
- Dia de folga no 1º dia de aulas dos filhos dos colaboradores.
- Atividades de tempos livres para filhos de colaboradores entre os 6 e os 14 anos.
- Benefícios flexíveis: permite aos colaboradores fazerem uma maior adequação às suas necessidades e da respetiva família, através de vales creche, vales de educação, subsídio para creches e educação.
Totalmente! 🤩
Especialista em RH | Remuneração & Benefícios | HRIS-Analytics | People Costs | Budget | People Ops | Desempenho | HRBP | Pai da Lisa
10 mOlha isso que interessante Filhos no Currículo. Rompe o paradigma de gênero e que genuinamente é procurado na nossa visão igualdade, não? Traz também a nós pais responsáveis e que "sim" querem ter a criação dos filhos compartilhada e de forma justa com nossas(os) companheiras(os) o que é preciso enxergar também por aqui no nosso BR-zão, as condições facilitadas sobre a parentalidade paterna. Será isso uma tendência global? Great Place To Work® Brasil em conjunto, o que podemos ter desse horizonte sobre o tema em nosso país? Acho que provocar os "Dinossauros-Corporativos" sobre o tema vale a pena, dentro do contexto de cada vez mais necessário uma visão flexível. O que acham?! rsrs