O ano de 2024 foi muito intenso. Tive a oportunidade de lecionar, participar de bancas de avaliação e processos seletivos, elaborar materiais didáticos, avaliar trabalhos, realizar atividades de pesquisa e publicar. A gente sabe que no meio acadêmico o nosso trabalho só pode ser realizado coletivamente, com muito diálogo, colaboração e aprendizado mútuo. Muitas vezes uma leitura ou crítica de algum colega nos faz enxergar coisas que dificilmente seria possível no trabalho solitário. Listei abaixo algumas atividades que foram desenvolvidas:
- Lecionei em cursos na área da educação: Especialização em Alfabetização e Letramento, Especialização em Educação Infantil, Especialização em Psicopedagogia, Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, e Especialização em Projetos Sociais e Direitos Humanos, entre outros, no Centro de Pós-Graduação do Centro Universitário FMU, participei de bancas de avaliação de trabalhos, e elaborei alguns materiais didáticos para o ensino superior.
- Coordenei algumas atividades do Projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula.
- Participei das atividades do Áfricas: Grupo de Pesquisa (UERJ-PUC-Rio) e do IV Seminário Internacional Áfricas (UERJ-PUC-Rio / ISCED-Huambo).
- Avaliei alguns artigos que foram submetidos em revistas científicas (ver Perfil WOS).
- Como fruto das minhas pesquisas, publiquei o capítulo de livro intitulado “O bispo Jaime Gonçalves: perspectivas que desafiam as narrativas oficiais em Moçambique” no livro Pegadas no rio, sombras no tempo (Selo Negro, 2024), e o artigo intitulado “Narrativas oficiais em Moçambique: entre manuais escolares e trajetórias desafiadoras” na Revista África (do CEA-USP), apresentei a comunicação intitulada “Considerações sobre as relações entre as lideranças católicas e a Frelimo no início do período pós-independência em Moçambique” e a palestra intitulada “Alguns caminhos para não simplificar os contextos africanos”.
- Publiquei alguns artigos de opinião no Jornal A Pátria, e concedi entrevistas ao Jornal da USP e ao podcast Mundioka.
Agradeço a todos e todas, estudantes, professores e pesquisadores, que partilharam seus comentários e suas experiências comigo neste ano de 2024.
Silas Fiorotti é doutor em Antropologia Social, professor colaborador do Centro Universitário FMU, pesquisador do Grupo Áfricas, e coordenador do Projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula. E-mail: <silas.fiorotti@gmail.com>.
#universidade #pesquisacientífica #estudosafricanos #pósgraduação