TRABALHO X QUALIDADE DE VIDA

TRABALHO X QUALIDADE DE VIDA

Olá profissionais iluminados!

Esse tema é tão mais importante que qualquer outro sobre carreira, tão mais necessário do que falar sobre sucesso! Se todos refletissem o quanto saúde e bem estar na relação com o trabalho é a premissa principal que sustenta o sucesso, e não só refletissem, como agissem de acordo com ela, teríamos muito mais profissionais felizes e saudáveis ao nosso redor!

Você pode amar muito o que faz, mas se de alguma forma você se sobrecarregar indevidamente, se sujeitar à ultrapassar seus limites humanos ou até mesmo limites na relação com as pessoas devido ao trabalho, vai chegar uma hora que você não vai amar mais o que faz tanto assim!

E sabe o que vai acontecer? Você vai confundir isso com motivação, achando que não se motiva mais pelo que sempre gostou. Vai estar sempre cansado/a, disperso/a e indeciso/a, sem brilho.

Nesses 3 anos de illuminare é incrível o número de pessoas que chegaram à consultoria nessa confusão. Pessoas que se dedicaram muito à carreira, atingiram grandes resultados, conquistaram vitórias, reconhecimentos, bens e etc. Mas, estavam um caco ao final disso tudo e não sabem como seguir em frente, sem energia nenhuma! E também aqueles que não conquistaram ainda o que desejam, e estão buscando, mas sendo paralisados pelo acúmulo do Stress, esgotamentos físicos e mentais.

Passam pela illuminare pessoas com Síndrome de Burnout, Síndrome do Pânico, Paralisias, Fobias, entre outras somatizações.

Ainda bem que essas pessoas buscaram ajuda, e puderam recomeçar sua relação com o trabalho novamente de forma sustentável, principalmente porque aprenderam ou estão aprendendo a lidar com o LIMITE. Mas, infelizmente sabemos que o número de pessoas que buscam ajuda profissional é muito pequeno, e com isso milhares de pessoas por aí passam por esse esgotamento e continuam trabalhando (lógico, porque precisam) e levam a vida por um fio, até consequências maiores e mais limitantes acontecerem.

Tudo nessa vida tem como ser lidado, trabalhado, solucionado da melhor forma. Sem idealização ou utopia, vamos falar seriamente sobre isso e o quê fazer em cada etapa rumo à solução?


1)     Reconhecer que você está um caco, só o pó da rabiola, batendo o pino, é um bom começo sabe? Você precisa sair do automático e se ver como está, das coisas que está abrindo mão, do que você está insistindo demais que aconteça e de tudo que sua mente e seu corpo estão passando por conta disso. Você precisa SIM sentir tudo isso, mesmo que seja amargo. É de encontro com esse desconforto que você pode fazer sua mente colaborar na solução.

2)     Procurar ajuda profissional, primeiramente e especialmente médica, psiquiátria e psicológica, principalmente se você já percebe que mente e corpo estão debilitados e te trazendo limitações. Esqueça essa coisa de fórmula mágica, coaching de vida e o escambal que inventam por aí, você deve procurar ajuda específica de profissionais habilitados para trabalhar com sua recuperação orgânica, física, psicológica.

3)     Depois que você tem um diagnóstico pra chamar de seu, ou não tem, mas está se alimentando melhor, tomando uma vitamina, medicações necessárias (depende do caso), recuperando energia, indo na terapia e trabalhando suas emoções, seus sentimentos, dando nome à tudo que passa pela sua mente, ( aqui você aproveita e já fala sobre os B.Os de família, traumas, relacionamentos, sua vida no geral, aproveita e põe a casa em ordem!) você com certeza pode começar a pensar novamente na sua carreira, mas com esses pilares em tratamento, com as devidas necessidades básicas resolvidas, aí sim você vai buscar por ajuda profissional de alguém que possa te ajudar com o seu novo plano de carreira, sustentado na premissa de que você não vai se matar de trabalhar de novo.

4)     Nesse momento você já está caminhando rumo à um trabalho, atividade profissional, mesmo que seja igualzinha a que você tinha antes, porém quem está mudado/a é você! Perceba, nessa etapa quem mais fará a diferença na sua vida é você mesmo/a! Infelizmente muitas empresas ainda propiciam um ambiente que adoece pessoas e ainda há muita luta pela frente para que as coisas progridam, porém você, consciente de suas limitações humanas, consciente de seu limite, de até onde você pode e deseja ir, você terá uma blindagem de proteção, que, quando algo ou alguém encostar nela, você poderá reconhecer que é hora de agir, de mudar, de se defender, de impor limites! Você estará se cuidando de maneira eficaz, vai buscar oportunidades mais compatíveis e vai poder se sentir bem novamente.

5)     Não se iluda, qualquer processo de desenvolvimento como esse e tantos outros requer esforço de sua parte, muito esforço! Porém não se esqueça, esse esforço vale a pena! É o esforço da saúde, do bem estar, é o esforço da cura. Jamais será igual ao esforço que é de ficar cada vez mais doente todos os dias, como você estava na primeira fase.

Com carinho,

Julia Batistote


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Julia Batistote

  • Como escolher uma profissão?

    Como escolher uma profissão?

    Começo com uma pergunta que muitos jovens se fazem e me fazem. A resposta mais adequada é, primeiro, de que não há…

    1 comentário
  • Cuidar das Relações tem a ver com Cuidar das Emoções.

    Cuidar das Relações tem a ver com Cuidar das Emoções.

    Em tempos de pandemia as relações ficam um pouco complicadas; . Então essa reflexão serve para facilitar nossas…

    1 comentário
  • DIA DO PSICÓLOGO

    DIA DO PSICÓLOGO

    Dia do Psicólogo hoje genteee! 27 DE AGOSTO Vou falar o que sinto, do fundo do meu coração, coisas importantes somente…

  • Legislative Brands e a busca de oportunidades no mercado de trabalho

    Legislative Brands e a busca de oportunidades no mercado de trabalho

    illuminare INFORMA e convida à refletir: Vocês já ouviram falar sobre Legislative Brands?💜 Se não, vale a dica…

  • COMO VOCÊ SE VÊ?

    COMO VOCÊ SE VÊ?

    COMO VOCÊ SE VÊ? 🤔 É interessante notar que a maioria dos profissionais acabam tendo uma imagem distorcida daquilo que…

    3 comentários
  • Sobre quem é a Julia =)

    Sobre quem é a Julia =)

    Olá, sou Julia Batistote, Psicóloga e amante do Desenvolvimento Humano. Eu gostaria de contar para vocês sobre o que a…

    6 comentários
  • Depoimento do Coração

    Depoimento do Coração

    Quero fazer um depoimento do coração aqui pra vocês: Confesso que a divulgação da illuminare, no facebook, insta…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos