A transformação digital das empresas começa nas pessoas

A transformação digital das empresas começa nas pessoas

Henry Ford disse certa vez : “Se eu perguntasse aos meus compradores o que eles queriam , teriam dito que gostariam de cavalos mais rápidos”.

Desde o início da pandemia, converso com muitos profissionais de minha área e de outras, e todos possuem a mesma dúvida sobre essa transformação e aceleração digital que apareceu a nossa frente como algo salvador e que obrigatoriamente todos querem sua implantação hoje e agora , mas notoriamente quando pergunto sobre o “como” e o “porque” , tão usado nos programas de certificações ágeis , ninguém sabe como responder exatamente, só se tem onde quer chegar mas aquilo que se deve construir e o melhor caminho para isso ainda é um tanto quanto embrionário .

Mesmo diante de tanta tecnologia , ainda são as pessoas que estão no comando e para que uma idéia ou uma nova era, mesmo que tecnológica dê certo nas empresas os seus colaboradores precisam “abraçar” esta idéia e para isso tem que se começar o investimento/planejamento na modificação das concepções das pessoas , tirando as realmente da zona de conforto onde o “costume” no “isso sempre foi assim e não irá mudar agora” para o “será um projeto desafiador para empresa , mas extremamente necessário e iremos conseguir”. Fazendo com que assim , o colaborador possa ser o primeiro a se sentir parte do processo de transformação.

A transformação digital nas empresas começa no colaborador e para isso ele precisa estar motivado.

Precisamos entender se precisamos realmente de uma “enxurrada” de novos aplicativos , ferramentas , dispositivos ou qualquer nova tecnologia para termos “as velhas” empresas muito mais ágeis , assertivas e modernas ou quando na verdade talvez só precisemos iniciar este processo com “um passo atrás”, revisitando alguns processos que antes faziam sentido e que hoje já estão defasados,  alguns não mais necessários, eliminando assim uma ou várias etapas rumo a transformação digital.

Em nenhum momento estou dizendo que não precisamos da evolução tecnológica nas empresas , precisamos sim, e MUITO , a nova realidade do mercado gera pressão para que as empresas se adaptem, desenvolvam novos formatos de gestão e uma cultura de adaptabilidade que permita uma constante evolução , não importa o seu mercado.

 Para concluir , tenha em mente que primeiro devemos mudar o pensamento das pessoas tendo em mente que a cultura da adaptação não pode ser alcançada como uma iniciativa centralizadora. Cultura dentro das organizações geralmente está nas pessoas e não podem ser implantadas como um download.Elas começam a mudar por quem está na liderança e passa a disseminar as mudanças constantes e necessárias para o “novo”.

Uma das formas que nos faz crescer é quando fazemos o que nos dá medo.


Cléber Nascimento

Gerente de Projetos Sr | Gerente de Telecomunicações

4 a

Muito boa abordagem meu amigo. Os métodos Ágeis para terem sucesso precisam que às pessoas sejam priorizadas. Outro ponto é a cultura. Para todo processo de adaptação a mudança da cultura organizacional é um importante vetor para o sucesso. "A cultura devora a estratégia no café da manhã." Como já dizia Peter Druck. Grande abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos