Transformação Digital

Transformação Digital

transformação digital nas empresas é um processo que se inicia fora delas. Assim, quando alguma nova tecnologia surge e de alguma forma cria-se uma oportunidade que pode gerar uma vantagem competitiva para o negócio.

Não há pessoa no mundo que não tenha sido impactada por esse processo. Com as empresas, é a mesma coisa.

 Da descoberta da roda, passando pela Revolução Industrial e chegando na inteligência artificial e a Internet das Coisas, a verdade é que a espécie humana, desde a sua criação, sempre promoveu avanços tecnológicos muito impactantes.

Usar drives compartilhados, tecnologia em nuvem, ferramentas SaaS, inteligência artificial, business inteligence, internet das coisas e tantos outros conceitos inovadores não significa necessariamente que uma empresa está praticando a transformação digital.

 Para isso, é preciso que o uso dessa nova tecnologia represente de forma efetiva uma vantagem competitiva para seus negócios, e não apenas a adoção de uma tecnologia nova (ou nem tanto) que está na moda ou que simplesmente equipara sua organização a seus concorrentes.

É por isso que implantar a transformação digital em uma empresa não é tão simples quanto utilizar uma funcionalidade nova.

Porque os produtos e serviços tecnológicos vêm com um manual e obedecem a uma lógica subjetiva.

 O que estamos falando aqui é de uma mudança cultural, que é um desafio maior, porque envolve o lado humano também e tem um grande número de variáveis.

Para que você entenda melhor, explicamos, abaixo, alguns aspectos que podemos considerar como pilares da transformação digital: Foco no consumidor, Feedbacks constantes, Entregas mais ágeis, Adaptação às mudanças

 Você percebeu que, em nenhum dos aspectos mencionam a tecnologia?

 Isso não quer dizer que ela não deve estar presente. Pelo contrário, são as novas tecnologias que tornam tudo isso muito mais fácil.

É por isso que ressaltamos, a transformação digital vai além de utilizar soluções tecnológicas em uma organização.

 O conceito implica em usar a tecnologia para implementar a mentalidade digital, composta pelos pilares que explicamos acima.

O objetivo final é melhorar a performance da empresa, tornando-a mais enxuta, eficiente e produtiva, sem nunca deixar de satisfazer seu público-alvo.

 É algo que leva tempo e precisa, sobretudo, de uma adaptação dos gestores e colaboradores. Afinal, são eles que vão aprender e conduzir esse projeto de mudança.

A transformação digital no contexto corporativo precisa ser administrada de cima para baixo. Seu funcionamento depende do estabelecimento de diretrizes claras por parte das lideranças para, aos poucos, chegar aos demais funcionários. O segredo, portanto, está no planejamento e na organização dessa transição.

O escritor Paul Boag, em seu livro Digital Adaptation, traz uma contribuição importante sobre o funcionamento da transformação digital.

Boag utiliza a expressão “avoid papering over the cracks”, que em português possui um ditado correspondente que diz “tapar o sol com a peneira”, para explicar empresas que maquiam uma mudança digital, forçando determinadas posturas, sem, de fato, entender o que essa transição representa.

 É preciso ficar claro que essa transformação precisa partir de dentro para fora e não ao contrário. É pouco produtivo ter uma presença online importante se não investe tempo e dinheiro para responder os feedbacks dos clientes ou atacar com mais assertividade suas dores, por exemplo.

 Para sintetizar, podemos dizer que a transformação digital é somente o último passo de um processo de mudança, que, primeiro, passa pela apropriação da tecnologia, depois, pelo domínio dessa técnica e o surgimento de resultados positivos, finalizando com o aparecimento de novas oportunidades a partir dessa evolução.

Se a transformação digital pudesse ser traduzida em uma fórmula, era seria assim:

TD = Nova tecnologia + Oportunidade de melhoria + Mudanças significativas.

 Como o mundo está mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, fica difícil para qualquer empresa prever cenários futuros. Com base nessa dificuldade, a transformação digital torna a empresa ágil e capaz de se adaptar às instabilidades do mercado.

Então, em vez de se estruturar a partir de um planejamento engessado para o futuro, é preciso desenvolver essas capacidades. Aí está a importância da transformação digital.

Mas é bom ressaltar novamente que tudo começa com uma mudança cultural, que busca instituir na organização uma nova mentalidade.

 Essa mentalidade implicará em novidades na estrutura da empresa, sim, mas principalmente nos processos.

 Para não fazer parte da estatística negativa das empresas que não conseguem aplicar a transformação digital, é preciso seguir alguns passos.

 Mudar o mindset tradicional para um pensamento mais voltado à tecnologia, investir em uma governança mais ágil, treinar e engajar a sua equipe para que a transição aconteça de maneira assertiva são um começo.

 Agora que você já tem um esclarecimento sobre este assunto, busque começar a implementar na sua empresa.

 Tiago Muniz

Consultor de Relacionamento com o Mercado

Gestor Consultoria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos