Transformação digital: Porque a cultura pode ser a chave do sucesso?
A transformação digital está varrendo o cenário dos negócios e redes sociais. Líderes estão se engajando em entender sobre o tema porque eles reconhecem seu poder para se obter vantagem competitiva. Mas, à medida que as empresas avançam dos programas-piloto para a adoção em larga escala, muitas vezes enfrentam um obstáculo inesperado: choque cultural.
Segundo a consultoria BCG, "ser uma organização digital significa não apenas ter produtos digitais, serviços e interações com os clientes, mas também alimentar as principais operações com tecnologia. Tornar-se um, portanto, requer uma grande mudança nas atividades que os funcionários executam, bem como em seus comportamentos individuais e nas formas como eles interagem com os outros dentro e fora da organização. Embora não seja nenhuma surpresa que as formas tradicionais de trabalho sejam incompatíveis com as novas maneiras, isso geralmente acontece".
A cultura é o fator mais importante nesta transição 4.0. Por cultura, quero dizer um conjunto de valores e crenças compartilhados que impulsionam uma mudança de comportamento. As deficiências na cultura organizacional são uma das principais barreiras ao sucesso da empresa na era digital. Essa é uma conclusão central da pesquisa da McKinsey com executivos globais, que destacou três deficiências da cultura digital: times funcionais e departamentais, medo de assumir riscos e dificuldade de formar e agir em uma única visão do cliente.
Construir uma cultura de mudanças, um ciclo de inovação constante é fundamental. Há uma necessidade de construir um novo impulso e ritmo nos negócios que reflitam a nova realidade da indústria 4.0 na qual estamos buscando operar. Seja eu que atuo no RH, ou qualquer outra área.
A transformação digital não é somente sobre tecnologia, mas sobre a agilidade organizacional. A mudança de cultura ira desempenhar um papel vital na transformação do mindset dos seus funcionários.
Segue uma comparação para ilustrar as mudanças entre cultura "analógica"versus digital.
Escalar para toda a organização uma cultura digital é um grande desafio. Uma cultura tradicional, baseada no poder hierárquico e em equipes ou unidades competindo por recursos, é, em muitos aspectos, antitética a uma cultura digital, com ênfase em delegação, colaboração e velocidade.
Para incorporar com sucesso uma nova cultura, as empresas precisam antecipar o que precisam fazer além de executar o piloto. Eles precisam revisitar seu modelo operacional. É o momento de ter conversas difícies e analisar o que esta funcionando. Como líderes precisamos estimular novas práticas, revisando cada uma das áreas de contexto organizacional - liderança, projeto de organização, gerenciamento de desempenho, práticas de desenvolvimento de pessoas, recursos e ferramentas, visão e valores e interações informais - e fazendo mudanças específicas que incentivam comportamentos desejados e desencorajando os indesejáveis.
A transformação digital é sobre transformação organizacional e cultural, apoiada pelos mais recentes avanços em tecnologia. Digitalizar modelos de trabalho antigos e interações com clientes não manterá a viabilidade econômica ou a relevância das empresas. A organização precisa ser reconstruída em torno da experiência do cliente e também dos seus talentos. Dito isto, a transformação digital não pode ser vista apenas como um ato estratégico, mas como uma mudança cultural de toda a organização.
Obs: A transformação digital não é mais opcional.
Consultor Sênior ETL - BI - Data Analist na Bayer | Certificações em Ciência de Dados, Scrum e Análise de Dados.
5 aEstamos vivendo isso na empresa que estou trabalhando atualmente!
Representação comercial Atitude Representações/ M. Dias Branco / Italac / Granja Mantiqueira/ Indústrias / Food Service / Negócios
5 aTransformação! Novos cenários! Bom final de semana!
Mentor de Líderes | Conselheiro | ex-Presidente, CMO, CSO, VP
5 aExcelente artigo Marcela Azevedo. Concordo, e vejo na prática acontecendo exatamente isso: o desafio de mudarmos o mindset e a cultura na transformação digital é muito maior do que a mudança dos processos operacionais ou plataformas digitais em si. Só funciona se a liderança estiver 100% comprometida, e mantiver total consistência no discurso e nas ações.
HeadHunter |Consultora de Carreira | Especialista de Recrutamento e seleção | Psicóloga | Idealizadora Fator4
5 aPerfeito! Somos todos aprendizes neste novo cenário. Ao mesmo tempo que assusta, encanta. Investir no desenvolvimento de um novo mindset e modelo cultural, como dito é o caminho. Eu creio que estamos mais preparados para transpor está fase, do que os nossos antepassados. Temos um histórico passado que nos trouxe até aqui, e se aqui chegamos por certo seguiremos. Só espero não digitalizarem as emoções e a ética (rs). Parabéns!
Trader | Supply Chain | International Business | Import and Export | Wharehouse | Multimodal Transport | Business Strategy Development
5 aParabéns pelo artigo @Marcela Azevedo!!! Ninguém é uma ilha porém pequenas mudanças individuais na maneira de pensar podem resultar em grandes resultados no coletivo. O fato de querermos conectar o negócio com outras empresas ou facilitar o acesso à tecnologia às empresas demonstra a consciência da interdependência e um grande sinal de que a mudança já começou com você. Contagiar a equipe e todos que estão a sua volta é um grande desafio mas também o próximo passo.