Transformação digital no varejo

Transformação digital no varejo

Uma transformação digital bem sucedida requer um compromisso de vários anos

A transformação digital é uma iniciativa estratégica e contínua. Ela não pode ser feita em apenas uma etapa ou a curto prazo. As empresas que passaram pela transição com sucesso também a atribuem a um compromisso de cima para baixo nos mais altos níveis de suas organizações - desde os CEOs até os CIOs e líderes de unidades de negócios. Seu exemplo mostra que, para ter sucesso, uma transformação digital deve ser defendida por executivos apaixonados por seu valor estratégico, e é liderada por executivos com conhecimento e experiência na execução de grandes programas de mudança organizacional sem interromper as operações diárias.

A jornada começa com a prontidão para a mudança. Além disso, para que as empresas colham os benefícios de percepções e interações de clientes digitalmente transformados, elas precisam de plataformas que possam suportar novas tecnologias como a inteligência artificial (AI), resposta de voz interativa (IVR), chatbots, e realidade aumentada.


Exigência do cliente: O novo normal

A indústria do varejo está enfrentando pressões extremas de todos os lados. Por exemplo, as expectativas dos compradores estão mudando rapidamente - eles querem ter experiências personalizadas, experimentar novos produtos virtualmente e obter os melhores negócios.

As expectativas dos compradores também estão se tornando mais globais - com um número cada vez maior deles preferindo o comércio eletrônico internacional como opção em vez de fazer compras em lojas de tijolo e cimento. Como resultado, o valor médio atual do carrinho de compras atingiu US$ 200 globalmente (crescendo a 4% ao ano). Para enfrentar estes desafios com sucesso, os varejistas precisam se transformar em líderes de mercado que possam alavancar eficientemente a tecnologia para envolver os clientes e entregar uma experiência de compra sem amarração e UX complexa.

É fundamental enfrentar esses desafios de frente e investir a longo prazo porque, em última análise, os varejistas que não conseguirem se transformar acabarão perdendo lucros ou saindo do negócio na era digital. Por exemplo, as lojas de departamento norte-americanas viram as receitas cairem e suas margens operacionais diminuirem drasticamente nos últimos dez anos. Neste volátil mercado varejista, as organizações que podem aproveitar melhor a capacidade analítica de dados para otimizar as experiências dos clientes estarão mais bem equipadas do que os concorrentes para se adaptarem rapidamente à demanda dos consumidores e assim salvaguardar sua sobrevivência.

Outro exemplo é como algumas marcas de moda como Forever 21 utilizaram fortemente a tecnologia - com aplicações mobile - para construir bases de fãs fiéis entre os compradores mais jovens que exigem entregas mais rápidas e preços baixos. Isto lhes permitiu navegar eficazmente no mercado desafiador, aumentar suas receitas e superar os concorrentes tradicionais como a Macy's.


A oportunidade: re-imagine processos de negócios

As empresas que implementaram com sucesso as transformações digitais o fizeram, re-imaginando a experiência do cliente com foco na melhoria da jornada de compras. Eles também mudaram algumas de suas fontes de receita on-line a fim de melhor competir tanto com os concorrentes tradicionais quanto com os players de tecnologia mais recente, como a Amazon ou Alibaba. Além disso, eles têm seguido em grande parte duas estratégias principais: deixar de ter forças de vendas diretas (que implicam em custos operacionais mais altos) para ter uma maior presença on-line através de novas tecnologias como a IA e o chatbots. Estas estratégias ajudam a melhorar a satisfação do cliente, aumentar a receita e diminuir os custos através da eficiência operacional.

Resumindo, os varejistas transformados digitalmente precisam operar na velocidade da Internet e se concentrar na otimização de todos os estágios da jornada do cliente - desde a descoberta até a compra. Como isso afeta você? Como um especialista em estratégias de negócios digitais para empresas, queremos que você saiba como podemos ajudar a garantir que a presença on-line de sua empresa prospere durante esses períodos em constante mudança. Então, sempre conte conosco da Ubistart.com!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Walter Sengik

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos