#31 Transição de carreira - Existe hora certa para mudar de profissão?

#31 Transição de carreira - Existe hora certa para mudar de profissão?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A News de hoje é muito inspirada na News da HSM Magement de domingo agora, 23 de outubro, que tinha como tema “Pivotar a carreira”. Quem convive no ecossistema de startups ouve muito sobre o movimento de pivotar, por isso peço licença a quem conhece o termo para esclarecer o que significa pivotar.

Pivotar é um verbo aportuguesado do verbo em inglês To Pivot, que significa girar ou mover-se no próprio eixo. 

 Pivotar é mudar de direção e que muitas vezes representa a sobrevivência de um negócio.          

E é sobre isso que vamos falar aqui. Quando entramos na faculdade, muitas vezes jovens demais para decidir sobre uma carreira de uma vida toda, procuramos por uma profissão para atuar até a aposentadoria. Além de frustrante, isso já não é mais uma prática entre os millennials.

De acordo com a Gallup, seis em cada dez millennials americanos estão abertos a novas oportunidades de trabalho de forma permanente. Já no Brasil, de acordo com a pesquisa ADP de 2020, 8 em cada 10 estão dispostos a ir embora do trabalho atual, ou seja, pivotar a carreira.

Este é um movimento que as empresas e seus RHs estão tendo de se adequar. Melhores condições de salário, ambiente de trabalho menos tóxico, políticas de carreira mais atrativas entre outras iniciativas estão sendo criadas por pressão de movimentos atuais como o Quiet Quicking e Pivotar a carreira.

Quando vim escrever esta News, me dei conta que já pivotei minha carreira pelo menos umas 3 vezes:

  • Da Comunicação Interna para o Cerimonial e Protoloco na prefeitura de São José do Rio Preto
  • Do Cerimonial e Protocolo para empreender em Startup
  • E, mais recentemente, do empreendedorismo de volta para o mercado corporativo e agora na área de Customer Success

Sem contar outros Jobs anteriores em Eventos e Marketing e são apenas 13 anos de graduação e 15 anos trabalhando em Relações Públicas e Comunicação.

Pivotar ou mudar a direção na nossa carreira não é simples e o ideal é que seja feita de forma consciente e não por ocasião de uma crise ou dificuldade apenas. Por isso, compartilho aqui 5 diretrizes para pivotar a carreira, de acordo com a News da HSM e o Founder Institute:

  1. Comece agir agora:  começar agora significa buscar novos conhecimentos em áreas do seu interesse e diferente da área em que atua hoje em dia. A ideia é atualizar o currículo e se preparar para o futuro. Viu uma área diferente e que te interessa, invista no seu conhecimento. A RD, por exemplo, tem cursos grátis de Marketing Digital, Customer Success, eles podem te ajudar a entender sobre essas carreiras.
  2. Aproveite o que você tem de conhecimento:  não é porque você está estudando mudar de direção, que o que você aprendeu até hoje será descartado. Aproveite o que você conhece para relacionar com a possibilidade de uma nova carreira.
  3. Capacitação necessária: já tem uma perspectiva de mudança a médio prazo? Então busque entender as habilidades e competências mais exigidas e comece investir sua energia neste desenvolvimento.
  4. Prepare o terreno: informe amigos, famílias, colegas de trabalho e sua liderança (em momento mais oportuno, é claro), sobre sua vontade e preparo em mudar de direção na carreira. Muitas vezes o apoio e as orientações dadas podem nos tranquilizar e ajudar a pivotar de forma mais amena possível. Atenção aos movimentos na sua empresa antes de falar com sua liderança. Muitas organizações promovem oportunidades de pivotar sua carreira ali dentro mesmo.
  5. Aceite a mudança: sentir saudade da rotina anterior é comum, é na zona de conforto que temos mais segurança e começar em uma carreira nova pode ser estressante e até solitário, falei disso na minha News anterior aqui. Mas quando a gente aceita a jornada e seus aprendizados é maravilhoso, recomendo!

E você? Já pivotou ou pretende mudar de direção na sua carreira? Conta pra gente aqui! 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Falando em transição de carreira, ai vão algumas vagas um pouco diferentonas que nós RPs podemos certamente ocupar:

São muitas vagas incríveis espalhadas pelo Brasil todo e olha que aqui não listei as oportunidades em Customer Success, estas eu já trouxe na minha última news.

Amanhã começa a RD Summit, uma edição que o universo do MKT Digital está super ansioso para curtir. Foram dois anos sem eventos e as expectativas estão elevadíssimas. Teremos a fantástica Tuti Nicola e muitos RPs amigos por lá. Fique de olho em nosso instagram @fantasticomundorp e na news da semana que vem que virá com insights da nossa cobertura por lá.

Bora que o ano já está na sua reta final e nunca é tarde para aprendermos algo diferente e começar uma nova carreira. Conte com a gente nesta e em qualquer fase da sua jornada.

Beijos e até a próxima!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Keila Ribeiro

Designer Gráfico na Rosa Coral | Identidade Visual | Branding | Marketing | Escrita Criativa

2 a

Amei! Obrigada por esse texto ❤

Mary Gabriela Vieira Santos

Gerente de Customer Success e Customer Education | Embaixadora CS Academy | Customer Experience | Public Relations | Customer Success

2 a

Nossa jornada é fluída e pivotar nossa carreira faz parte e é natural. Olhas só Maria Silva, sobre a fluidez da jornada que falamos recentemente, agora aplicada à nossa carreira 😉 .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos