Transição de Carreira
Nos últimos tempos, tenho visto cada vez mais profissionais descontentes com a carreira, desejosos por seguir novos caminhos, mas extremamente temorosos.
Diante de tal situação, você age ou paralisa? Infelizmente, a maioria paralisa. E vive (ou, melhor dizendo, sobrevive!) uma vida inteira esperando pelas próximas férias ou pela aposentadoria.
Por que será que sempre atrelamos a frase “Nossa, você mudou muito!” a algo pejorativo? Por que a transição de carreira ainda é vista, por muitos, como fracasso ou falta de opção? A mudança é o que nos move! O ser humano nasceu para evoluir e é isso que fazemos ao longo da nossa vida, em todos os aspectos. E por que seria diferente profissionalmente? Por que teríamos que ficar estagnados em uma carreira que já não nos agrega ou não nos permite desenvolver todo nosso potencial? Nossas preferências mudam, surgem novas habilidades, ganhamos experiência em áreas diversas e aprendemos que o mundo é enorme, com infinitas possibilidades, e que podemos sim (e devemos!) evoluir nossa trajetória profissional de acordo com a nossa evolução como ser humano.
Lembro-me de uma conversa com a minha filha, há cerca de um ano. Ela estava bastante indecisa sobre qual graduação escolher e me perguntava como é que eu tive certeza do que gostaria de fazer. A resposta foi simples: eu não tive! Não existe certeza; nunca teremos certeza! Podemos sim apostar em algo que achamos que tem maior chance de gostarmos e aí vamos nos moldando àquela nossa escolha. Mas pode ser que não dê certo! E se não der? Recomeçamos! Perdemos tempo? De maneira alguma! Sempre aprendemos algo, conhecemos pessoas, lugares, que nos levarão aonde realmente devemos estar!
Se você está pensando em uma possível transição de carreira, reflita, analise, olhe para dentro de si mesmo, e CORAGEM, coragem para mudar aquilo que já não te agrega, que já não te faz mais feliz!
Se você está satisfeito com a sua carreira e nem sequer pensa nessa possibilidade, incentive e dê oportunidade àqueles à sua volta que estão nesse momento de transição, apoie sua coragem, sua sede de mudança... porque em um mundo onde a zona de conforto é 'lugar comum', poucos são aqueles que ousam sair de suas fronteiras e encarar o 'novo'.
Analista de Negócios de TI | Sistemas | Infraestrutura | Rollout Sistemas
3 aÓtima reflexão, Jana. Parabéns pelo artigo!
Engenheiro Ambiental e Sanitarista | Gestão de Projetos Empresariais | Economia Circular | Sustentabilidade
3 aFico bem feliz com esse texto! Vejo que é muito interessante entender que não existe uma formula prévia para o sucesso, mas sim, o caminho, e cada um tem o seu. Eu só estarei errado no caminho do outro e da mesma forma, o outro só estará errado, percorrendo o meu caminho. Agradeço pelas palavras, veio bem de encontro.