A Transição de Carreira Na Prática
Há 7 anos iniciei um processo de transição de carreira do mercado corporativo, onde construí uma sólida carreira por 19 anos, para ser empreendedora. Quando comecei este processo ainda não sabia exatamente o que iria fazer e qual era o meu propósito, mas tinha clareza de que eu gostaria de continuar trabalhando com desenvolvimento humano e ter mais qualidade de vida. Eu levei um longo período para tomar essa decisão, estava em um dos cargos mais “importantes” da empresa, recebia uma boa remuneração e benefícios ótimos, tinha o que a nossa sociedade chama de “sucesso”. Sempre dava uma desculpa para não mudar: como posso deixar este legado? Como vou abandonar a “segurança” de um emprego estável? A equipe precisa de mim! Como largar o “certo” pelo duvidoso?
Essas desculpas faziam me sentir cada vez mais prisioneira, como se não fosse possível sair da condição na qual me encontrava. No entanto, a dor de abrir mão de valores importantes para mim, como qualidade de vida e autonomia, bem como a clareza de que não estava utilizando meus maiores talentos em um propósito que tivesse significado para mim, falaram mais forte!
Como virei esta página na prática?
A tomada de decisão foi dolorosa e o processo de mudança bem pensado, estudado, planejado e muito desafiador: fiz reserva financeira, comecei a estudar possibilidades de atuação no mundo do trabalho e quando me senti menos ansiosa, tomei a decisão, escolhi "pagar o preço" da transformação e iniciei a minha transição de carreira. Inicialmente prestei consultoria para grandes empresas a convite, mas ainda não tinha clareza do meu propósito. Foi quando decidi buscar apoio de um profissional para me ajudar neste processo. Reuni todos os meus ativos pessoais e profissionais e com a máxima clareza pude identificar o meu propósito.
Em seguida, defini objetivos e metas profissionais, fiz meu planejamento e comecei a investir em cursos, novas formações e apostei no desenvolvimento de novas habilidades, além do que podia imaginar. Estes investimentos aliados à minha experiência profissional, formações anteriores e experiências de vida, em conjunto com toda a minha dedicação e resiliência, me ajudaram a superar os desafios e a persistir.
Hoje me sinto bem-sucedida porque vivo o meu propósito todos os dias e consigo obter resultados positivos, com equilíbrio e qualidade de vida. Esta conquista foi possível porque eu escolhi sair da minha "zona de segurança" e viver todo o processo de transformação. Se foi fácil? Nem um pouco!
Continuo investindo no meu desenvolvimento pessoal e profissional, medindo a minha evolução com a minha própria régua: sem comparações com o outro! Sigo vivendo o meu propósito contribuindo para a transformação e realização profissional de brasileiros e brasileiras em todo o mundo, para que sejam felizes na jornada e alcancem o sucesso a sua própria maneira.
Como você pode implementar mudanças na sua carreira?
Parando de dar desculpas, assumindo a responsabilidade por sua escolhas e resultados profissionais, escolhendo de forma consciente o seu futuro, com autoconhecimento, clareza, propósito, objetivos, planejamento, foco, ação consistente na direção do que você quer e trabalhando a sua mente para que você tenha autoconfiança, resiliência e persistência. Se precisar, não hesite em pedir ajuda!
Lembre-se: carreira é a trajetória percorrida ao longo da sua vida produtiva, por esse motivo o investimento constante no desenvolvimento de novas habilidades é fundamental para que você tenha resultados positivos e alcance seus objetivos profissionais, acompanhando as tendências do mundo do trabalho. Desejo clareza e sucesso na sua jornada!