Transição de Carreira: Por quê? Para onde? E Como?
Transição de Carreira é pra mim?

Transição de Carreira: Por quê? Para onde? E Como?

As principais dúvidas sobre transição de carreira respondidas de forma clara e direta para quem não quer mais perder tempo nem dinheiro.


Insatisfação com a rotina, com os ganhos financeiros, com o ambiente de trabalho... a lista é longa dos motivos que ouço todos os dias de pacientes e clientes que desejam muito fazer uma transição de carreira.

Um novo rumo é o que todas anseiam: Ter mais tempo para si e para os seus, aumentar sua renda, ser mais reconhecida, valorizada e bem paga pelo que faz (quem não quer mais disso tudo, não é?)


Já virou até tendência como diz esse artigo da CNN Brasil .


Mas, por experiência própria, de clínica com mulheres com muitas dificuldades no trabalho, e nas mentorias de carreira, te digo que é muito perigoso partir para uma transição sem as principais perguntas muito bem respondidas.

O risco de você se iludir com promessas de marketing, de não estruturar muito bem todas as áreas da sua vida para essa grande mudança, de não fazer a transição realmente para a profissão que vai atender todas as suas expectativas é imensa.

Por isso, aqui nesse artigo, te mostrarei como ter clareza sobre esses pontos e nunca mais duvidar de que está fazendo realmente a melhor escolha para você agora!

POR QUE?

Não pode ser apenas porque não gosta do que faz hoje e nem onde trabalha.

Esses motivos são rasos demais para você sair de onde está hoje.

Só isso não te fará tomar as decisões necessárias para fazer uma transição segura e que realmente aconteça.

A maioria dos planos de Transição de Carreira, nascem e morrem dentro das cabeça de milhares de mulheres, ano após ano.

Cave mais fundo, investigue e faça uma lista de todos os motivos pelos quais quer fazer uma transição e separe-os em duas categorias:

1º) Não gosto do que faço:

2º) Não gosto de onde eu trabalho:


A Cléo (nome fictício para manter a privacidade da minha paciente) chegou até mim com muita insônia e enxaquecas. Afirmava em todas as sessões que não aguentava mais o trabalho dela, a chefe, os colegas e estava sempre muito irritada com tudo o que acontecia lá.

Tinha que se controlar para não ser grosseira com as cliente (Ela é sub-gerente numa loja de roupas femininas). Ela sempre achou que amava vendas, principalmente de roupas. Mas, estava começando a se questionar sobre isso e se ela não havia perdido o rumo da carreira, não viu quando esse amor morreu e agora se sentia muito perdida.

Aprofundando durante as sessões as situações que ocorriam com ela, vimos juntas que o problema era a chefe dela e não o que ela fazia. Apenas esse insight já acalmou o coração dela. Ela viu que ainda amava o que fazia, mas como estava sendo obrigada a trabalhar é que estava em desacordo inclusive com valores éticos dela.

Por isso é fundamental que você tenha absoluta clareza sobre por que quer fazer uma transição.

PARA ONDE

Como saber para onde mudar de carreira?


Com essa clareza e definido que é realmente uma transição que vai resolver as suas questões, agora é a hora de definir para onde você vai mudar.

Muitas pessoas já chegam na minha mentoria achando que já sabem qual será sua nova carreira, mas eu não me convenço assim tão fácil!

Em nossa análise, eu trago a tona a sua personalidade, seus talentos naturais, familiares e adquiridos, e comparamos se essas características te ajudariam ou não nessa nova profissão.

Como será a rotina nessa nova carreira? Com quem mais vai lidar? Qual precisará ser sua postura predominante? Combina com você?

Nenhuma das minhas clientes em 8 anos atuando nessa área já havia se feito essas perguntas!

A quantidade de novas profissões ou novas derivações de profissões antigas que temos acesso hoje e podemos nos formar em tão pouco tempo, criou uma crença na cabeça de muitas pessoas de que elas podem trabalhar com qualquer coisa, mudar de hoje para amanhã e ganharem muito dinheiro bem rápido.

Eu caí nessa história algumas vezes. E só dei com o burros n'agua.

Enquanto eu não olhei para minha personalidade e para o que eu "dava" não acertei minha vida profissional.

COMO

Planejamento para Transição de Carreira Segura


Quem chega até esse ponto com clareza já andou mais do que a grande maioria que se mantém com uma esperança apenas mental de que a transição um dia vai acontecer.

Mas é nesse ponto, do Como fazer isso acontecer, que muitas ainda ficam no meio do caminho.

Entenda: todas as áreas da sua vida serão impactadas por essa transição!

Então, você precisa se planejar, antecipar problemas para já saber como resolvê-los antes mesmo deles chegarem. Isso é um Alívio Gigantesco! 🤩

Minha transição foi apressada com uma demissão inesperada. Graças a Deus, eu sempre fui boa em economizar e já tinha uma carteira de investimentos desde quando eu comecei a trabalhar. Foi a salvação da minha família. Não passamos muito aperto enquanto eu não me acertava profissionalmente.

Já tinha conquistado o apoio do marido, que não foi de 1ª, muito pelo contrário! Mas aos poucos consegui mostrar todos os benefícios para nossa família que a concretização dessa transição traria para todos nós.

Por isso, um olhar 360° é indispensável para você fazer uma transição segura e tranquila, dando passo firmes, sem parar a todo momento se questionando tudo de novo, sabendo para onde está indo sem atropelar nada e nem ninguém.

Bora tirar esses planos da cabeça e torná-los a sua nova realidade?

Percebeu como essa simples perguntas são fundamentais para uma transição de carreira com sucesso e paz?

Agora, se você ainda não sente certeza absoluta que encontrou as respostas certas, vamos marcar um bate papo para eu já te ajudar a clarear e decidirmos juntas se meu acompanhamento lado a lado é o que você está buscando para fazer ACONTECER!

Clica e me chama no whatsapp!

Bora Brilhar!💎

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos