Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) na pandemia.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) na pandemia.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, tem sido reforçado nesta pandemia. Algumas pessoas com este transtorno, passaram a intensificar ainda mais os seus cuidados e a ter os sintomas agravados.

           O TOC é caracterizado por comportamentos repetitivos por pensamentos obsessivos de incompletude e enquanto não realizar seu ritual ou completar sua rotina, não se sentirá satisfeito e completo, pode apresentar desejos indevidos e que não podem ser realizados por não ser culturalmente aceito, evitar situações, objetos que não lhe traga prejuízos, sensação de estresse e ansiedade constante, medo e insegurança.

           Nesta pandemia, passamos a ter cuidados redobrados com a higienização, porém este fato não se caracteriza como TOC, desde que esteja proporcionando alívio e tem sido uma medida que faz sentido.

           Quando a pessoa apresenta sintomas de TOC, a mesma tende a apresentar comportamentos sem sentido, tendem a criar rotinas com base no medo de que algo ruim irá acontecer, tentam controlar tudo e garantir de que tudo saia como esperado e de acordo com o que planejou, tendem a repetir seus comportamentos de forma exagerada para ter garantias, no entanto, estas atitudes passam a gerar muita ansiedade, a prejudicar o indivíduo no dia a dia e impedir que a mesma consiga ser mais produtiva, a perder muito tempo com as repetições de comportamento, dificultando a levar a vida com maior leveza e sem preocupações excessivas.

           Por exemplo: Uma pessoa sem o TOC, irá se policiar para não colocar as mãos sujas no rosto, porém se colocar, isso não irá lhe trazer grandes prejuízos emocionais, no máximo a pessoa irá falar para si mesma "já foi, já coloquei" e seguir a vida. Porém uma pessoa com TOC, pode levar as mãos no rosto, e ao se dar conta disso, entra em uma crise de ansiedade, de medo, de desespero, imaginando que dali, irá para um hospital porque já foi contaminada pelo vírus.

           Fiquem atentos aos sintomas e procure ajuda de um profissional qualificado (psicólogos ou psiquiatras) para melhor diagnóstico e tratamento.

Continuem se cuidando de forma produtiva e satisfatória. Ter cuidados que possam trazer alívio e satisfação nesta pandemia, não leva ao adoecimento e sim à tranquilidade de saber que fez o que estava ao seu alcance em fazer para a prevenção.

 Edmara Santos

Psicóloga Clínica, Master Coach, Programadora NL e Consultora de RH.

Atendimento Presencial em Mogi Guaçu-SP e Online para qualquer lugar do Brasil.

Telefone/whatsapp: (19) 998234147.

E-mail: edmarasantospsico@gmail.com

 

#Psicoterapia #Terapia #Psicóloga #Coach #Coaching #Psicoterapeuta #conhecimento #aprimoramento #autoestima #motivação #saude #mental #Upgrade #desenvolvimento #cautionfatigue #pandemia #coronavírus #covid19 #transtornos #ansiedade #TOC #obsessivo #compulsão #compulsivo

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Edmara Regiane da Silva Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos