Hipocondria na pandemia

Hipocondria na pandemia

Você já se pegou pensando durante esta pandemia que poderia estar contaminado pelo coronavírus, pelo simples fato de estar com a garganta raspando ou por apresentar uma coceira na garganta acarretando tosse?

           Pensar sobre a possibilidade de ser contaminado por uma doença grave como a covid 19 e o medo constante, faz com que a nossa imaginação fique aguçada, podendo levar a nossa mente à falsas crenças, fazendo com que os sintomas apresentados sejam reforçadores para pensarmos estar com uma doença mais grave.

           É incrível como nossa mente é capaz de pregar peças em nós, ao ponto de acreditarmos realmente estar com uma doença a qual não estamos!

           Há uma forte tendência a pensarmos negativo, diante do caos que temos testemunhado durante esta pandemia e se não estivermos alerta aos nossos pensamentos e sentimentos, podemos nos encontrar vulneráveis a possíveis transtornos.    

           Pensar que pôde ter sido contaminado pelo coronavírus por apresentar um leve sintoma de resfriado, não faz com que sejamos diagnosticados como hipocondríacos, pois há vários fatores que devem ser considerados para um diagnóstico.

           Pessoas que tendem à estar vulneráveis aos transtornos de ansiedade e pânico, possuem maior propensão a desenvolver de forma associada a hipocondría.

           Os hipocondríacos tendem a supervalorizar seus sintomas, remetendo-os como graves, mesmo sendo de grau leve, tendem a acreditar que estão com uma doença grave, mesmo não apresentando sintomas que possam ser identificados através de exames clínicos, costumam frequentar os hospitais achando que irão morrer e em estado de pânico, porém ao serem examinados, as possibilidades de estarem com uma doença grave são descartadas e muitas vezes não apresentam alterações físicas em seus exames que comprovem a existência de alguma doença, e a partir daí, alguns pacientes passam a se automedicar, a não acreditar e questionar os diagnósticos dados pelos médicos e a desacreditar que alguém poderá ajudar, levando à depressão e à ideação suicida em muitos casos.

           Muitos buscam hospitais atrás do diagnóstico e do tratamento físico, porém é preciso também buscar auxílio de profissionais da saúde mental (Psicólogos e Psiquiatras) que possam complementar o diagnóstico, através de um olha multidisciplinar sobre o caso.

           Hipocondria trata-se de um transtorno psiquiátrico, que se enquadra no campo dos estudos da psicossomática.

           Muitos sofrem com a discriminação de alguns profissionais da saúde, pelas inúmeras vezes que buscam por auxílio médico e não conseguem comprovar através dos exames, seus sintomas, sendo ridicularizados por alegarem não apresentar sintomas concretos, além de sofrerem com a falta de justificativa por suas faltas no trabalho sem um diagnóstico claro ou algo que ateste sua doença.

           A hipocondria pode trazer muitos danos ao indivíduo, em sua vida social, familiar, financeira e entre outros, portanto, é digna de maior atenção.    

           

 

           Edmara Santos

Psicóloga Clínica, Master Coach, Programadora NL e Consultora de RH.

Atendimento Presencial em Mogi Guaçu-SP e Online para qualquer lugar do Brasil.

Telefone/whatsapp: (19) 998234147.

E-mail: edmarasantospsico@gmail.com

#Psicoterapia #Terapia #Psicóloga #Coach #Coaching #Psicoterapeuta #conhecimento #aprimoramento #autoestima #motivação #saude #mental #Upgrade #desenvolvimento #pandemia #coronavírus #covid19 #hipocondria #hipocondríaco 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Edmara Regiane da Silva Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos