Trauma
Artigo
Por: Equipe IBCP
Por que se deve procurar ajuda quando se tem angústias e anseios?
Durante toda a vida, as pessoas passam por experiências diversas, sejam boas ou ruins.
Cada indivíduo tem sua própria maneira de reagir a uma situação vivida e, por conta disso, suas memórias são criadas, ficando registradas no inconsciente como um trauma, que pode definir comportamentos, pensamentos e atitudes.
É exatamente quando uma experiência negativa é revivida durante o dia a dia de uma pessoa que os sentimentos daquela situação voltam à tona, fazendo com que ela “recorde” tudo aquilo que passou. Assim, sintomas como a angústia, tristeza, dores físicas e desconforto aparecem.
Como a Psicanálise se torna importante?
Para a Psicanálise, o trauma é uma experiência infantil, ou seja, foi uma situação vivenciada na infância e registrada no inconsciente. No atendimento psicanalítico, esses traumas poderão tornar-se conscientes, o que significa elaborar a emoção registrada no inconsciente, e assim poder minimizar os sintomas.
A Psicanálise poderá contribuir para o conhecimento de si mesmo possibilitando escolhas diferentes das anteriores, para uma vida mais plena. Ela possui o objetivo principal de realizar a interpretação de representações mentais, tais como desejos, pensamentos, lembranças e sonhos.
Seguindo essas abordagens, o psicanalista procura entrar em contato com nosso subconsciente e apresentar ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos. Assim, a ação consciente do psicanalista é o de proporcionar as chaves para a psique do paciente, como se fosse um espelho, por exemplo.
Para saber mais informações sobre o assunto, e como ele agrega pontos positivos em nosso dia a dia, entre em contato com o IBCP!