Travei, e agora?!
A dor na coluna vertebral (mais popularmente conhecida como dor nas costas) é uma queixa muito comum no nosso cotidiano. O problema só tem aumentado nos últimos anos, atingindo milhões de pessoas. Antigamente, quem sofria com o problema era considerado “velho”. Hoje já sabemos que mais da metade das pessoas que sofre com essas dores são jovens que - muitas vezes - relacionam os sintomas com fatores como o trabalho - manual ou parado- e a má postura.
Muitas vezes apelamos aos medicamentos para conseguir um alívio dos sintomas e, temporariamente, eles acabam diminuindo a dor. Contudo, não combatem a causa real do problema e, algumas vezes, podem agravar o quadro. Isso porque, a dor é um sistema de proteção do corpo e quando paramos de senti-la acabamos exagerando em algumas atividades que não são indicadas naquele momento.
Como causa comum de dores nas costas podemos considerar a inatividade física, o estresse e emoções negativas, a má postura (seja sentada ou em pé), esforços excessivos, má postura ao dormir, baixa qualidade do sono e excesso de peso. Outras vezes essas dores podem ser sintomas de outro problema, como de uma inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebras, degeneração das articulações da coluna (artrose) ou até uma manifestação de um quadro emocional.
Atitudes habituais ou profissionais podem desencadear uma crise. A crise de dor pode ser muito intensa e assustadora, sendo que em alguns casos aparece de forma lenta e crescente e em outros pode aparecer de forma aguda e intensa, causando restrições nas atividades da vida diária do indivíduo.
Para evitar a dor nas costas temos que ter em mente três passos: alongamento regular, relaxamento e uma boa postura. Essas atitudes ajudam a manter a hidratação dos discos intervertebrais, reduzem o estresse e a tensão e protegem a coluna de esforços desnecessários.
Além disso, para a prevenção deste problema e para manutenção dos bons resultados obtidos com o tratamento é indicada a realização de fortalecimento muscular através de atividades direcionadas por profissionais capacitados, com a finalidade de corrigir adaptações posturais, buscar uma melhor consciência corporal e para preparar o corpo para as atividades desenvolvidas. Para alcançar estes objetivos, as opções são diversas.
O Pilates, por exemplo, é um método de exercício físico que trabalha o fortalecimento muscular e o alongamento do corpo todo, promovendo a reeducação do movimento. Com atividades suaves e fluídas, a técnica dá ênfase nos músculos de estabilização do corpo, com foco na consciência dos movimentos, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Já o treinamento funcional é um método mais dinâmico, caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco deixa de ser um único grupo muscular e passa a ser o corpo como um todo. Os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.
A hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina, o que, devido às propriedades da água, permite reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações. Ao mesmo tempo, mantém a resistência, promovendo o fortalecimento muscular e permite também a melhora do funcionamento cardiorrespiratório.
Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor. Outra opção é o Isostretching, que consiste em uma ginástica postural que, com características preventivas, tem como ponto principal o desenvolvimento da consciência corporal no posicionamento da pelve e coluna vertebral, o fortalecimento da musculatura estabilizadora e o reequilíbrio das cadeias musculares.
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica terapêutica manual que tem como diferencial a revalorização da função estática dos músculos, ou seja, esse método identifica o músculo responsável pela alteração postural e trabalha o mesmo, permitindo um reequilíbrio muscular, aliviando as dores e alongando a musculatura, desta forma, melhorando a postura do indivíduo.
Por fim, a Estabilização Segmentar Terapêutica é um método que visa devolver a função de estabilização de diferentes segmentos da coluna vertebral, melhorando a força e a função desta, ocasionando o alívio na dor.
Essas são apenas algumas das diversas técnicas que podem ser usadas para prevenir e tratar a dor na coluna. É essencial procurar um profissional qualificado para a aplicação de qualquer uma delas. Seu corpo não foi feito para ficar parado, portanto ache uma atividade que lhe agrade e mexa-se! Muitas vezes é possível evitar dores nas costas de uma forma simples, por meio de exercícios e bons hábitos de vida.