Treinamento e capacitação: 3 formas inovadoras de aprendizagem corporativa
A educação corporativa inseriu no meio empresarial a cultura de aprendizagem contínua, treinando e capacitando colaboradores com competências relacionadas às estratégias das organizações.
Com isso, o setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) tem a tarefa e o desafio de realizar os eventos de treinamento e capacitação e engajar as pessoas. No entanto, nas últimas décadas, as transformações no mundo do trabalho, a evolução tecnológica e os novos perfis profissionais entrando no mercado, tornaram o desafio ainda maior.
Desde então, e até os dias atuais, a área de T&D precisa inovar nos treinamentos corporativos, deixando para trás o modo engessado, e inserindo formas mais modernas de realizar treinamentos, como a capacitação gamificada.
E de que forma isso tem sido feito? Esse é o tema do nosso post, continue a leitura e descubra!
O que é capacitação gamificada?
Capacitação gamificada é o uso da gamificação para criar jornadas de aprendizagem e treinamento lúdicas e prazerosas. Por meio dessas jornadas gamificadas, o colaborador retém melhor o conhecimento, enquanto encara desafios, missões e atividades para concluir os níveis e conquistar suas recompensas.
Esse tipo de atividade motiva e engaja os colaboradores, justamente por se tratar de uma metodologia que desperta um maior interesse, levando as pessoas a se envolverem cada vez mais nos processos organizacionais, a socializar mais com os colegas e a se tornarem mais produtivas.
3 formas inovadoras de realizar treinamentos
Inovar é a palavra de ordem, por isso, se sua empresa ainda não tem essa cultura, fique alerta! É preciso acompanhar as mudanças das relações de trabalho, das formas de ensinar e aprender, e de gerir pessoas.
Por isso, para trazer inovação aos treinamentos corporativos:
1. Realize webinários
Um webinário, ou webinar, como também conhecemos, é uma forma de modernizar os treinamentos e capacitações. Sua principal vantagem é que pode ser guiado em forma de debate ou discussão entre especialistas da área que se quer abordar, com espaço para que os colaboradores enviem perguntas enquanto o evento acontece.
Nessas perguntas, eles colocam suas principais dúvidas e as têm respondidas no próprio webinário. Os gestores, por sua vez, conseguem captar as dificuldades e inseri-las nos próximos treinamentos e capacitações.
2. Treinamentos e capacitações assíncronos e à distância
A possibilidade de treinamentos a distância não é uma novidade. O novo é que sempre há uma ferramenta ou metodologia recente (ou recém descoberta pelas organizações) que pode ser um diferencial para engajar as pessoas.
Outra vantagem deste formato de treinamento é que ele pode ficar à disposição dos colaboradores por um determinado período de tempo, e com a possibilidade de que eles realizem de acordo com sua própria disponibilidade, o que facilita a organização e priorização das tarefas.
3. Utilize uma plataforma de gamificação
Ninguém quer ficar parado no tempo e ver a concorrência modernizar seus processos e estar à frente do mercado, não é mesmo?
Pense que, enquanto sua empresa ainda não optou por investir em uma plataforma de gamificação, a concorrência já investiu e está apostando na capacitação gamificada para seus times. Se seu negócio ainda não tem uma cultura de inovação, e não está inserido no processo de transformação digital, o momento de tomar a decisão de gamificar processos e treinamentos é agora.
Ao utilizar uma plataforma de gamificação, você garante o engajamento de colaboradores, melhorias em treinamentos e capacitações, mais resultados em produtividade, vantagem competitiva, entre muitos outros resultados.
Veja abaixo as vantagens de gamificar treinamentos e capacitações.
Recomendados pelo LinkedIn
Motivos para gamificar o treinamento e capacitação na empresa:
Gamificar treinamentos e capacitações coloca a empresa em um cenário de inovação. Não tem como não acompanhar as tendências que inserem cada vez mais o ambiente empresarial na era da informação, do conhecimento, dos dados e da transformação digital.
Além disso, é preciso também considerar o aspecto humano e o mix de gerações que se encontram nos ambientes de trabalho. Enquanto os perfis mais conservadores se adaptam facilmente à evolução tecnológica, as gerações mais jovens, que já nasceram nesse meio, encontram dificuldades em se adaptar a modelos mais tradicionais de gestão.
Confira agora mais 7 razões para levar a gamificação para a sua organização!
1. Mais engajamento das pessoas, considerando que a gamificação traz um tipo de treinamento mais prazeroso e interessante;
2. Possibilidade de integração e socialização de times em trabalho remoto;
3. Acompanhamento diário do desenvolvimento, e possibilidade de metrificar quantitativamente o engajamento, nível de aprendizado e desempenho dos colaboradores;
4. Diminuição nas taxas de turnover;
5. Facilidade de feedback instantâneo às pessoas;
6. Oportunidades para melhorar resultados individuais e coletivos;
7. Entrega de resultados reais, como aumento da produtividade, melhorias no clima organizacional e mais cooperação entre equipes de trabalho, dentre outros.
Quais outros processos corporativos é possível gamificar?
Como você viu, as capacitações e treinamentos empresariais são processos extremamente importantes, e que podem ser gamificados. Além destes, veja quais outros procedimentos da sua organização também podem ser transformados ao utilizar a gamificação:
Recrutamento e seleção
A gamificação não substitui as práticas tradicionais dos processos de seleção de talentos, mas é uma ferramenta com potencial para definir se um talento é ou não adequado à vaga oferecida.
Alinhamento cultural talento x empresa
O alinhamento cultural ou avaliação de fit cultural pode ser um processo conjunto à seleção de candidatos, ou pode ser uma próxima etapa. Também é uma opção para ser aplicada em colaboradores que já estão na empresa e que precisam alinhar objetivos, valores e crenças aos da organização.
Onboarding
O onboarding é um momento importante na chegada de um novo colaborador. Tão importante que tem capacidade de influenciar na performance do profissional e nos resultados esperados pela empresa.
Por isso, a gamificação pode tornar essa uma etapa perfeita para a organização e para o profissional, que não se sentirá tão perdido em seu início na função, e reforçará as rotinas que farão parte de suas funções.
Avaliações de desempenho e outras
A gamificação também pode ser utilizada para a coleta de dados quantitativos e qualitativos para uma avaliação de desempenho. Essa avaliação ocorre com frequência nas empresas, para análise da performance dos colaboradores ou de setores.
Além dessa, sempre que os gestores acharem necessário testar algum tipo de conhecimento, eles podem usar a plataforma de gamificação para isso. Por exemplo: se houver algum tipo de conflito entre funcionários e eles querem entender até que ponto os colaboradores sabem sobre a importância de evitar ou resolver qualquer tipo de problema, sem que ele chegue a se tornar um conflito.
Depois de conhecer um pouco mais sobre a gamificação e as vantagens de treinamento e capacitação gamificada, ficaram claros os benefícios de levar isso tudo para o seu negócio, certo? Então chegou a hora de entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas!