Treinamento e Capacitação, 4 dicas para 2023.

Treinamento e Capacitação, 4 dicas para 2023.

Primeiramente, você sabe quais as diferenças entre treinamento e capacitação?

Apesar da similaridade entre os termos, treinamento e capacitação têm diferenças, especialmente no contexto das empresas. Para entender as particularidades de cada conceito, vamos analisá-los no ambiente organizacional. 

A capacitação prepara um indivíduo para desenvolver atividades com autonomia, criando nele competências e habilidades para exercer uma nova função. Já o treinamento é o ato de potencializar um conhecimento já existente, aperfeiçoando habilidades e comportamentos em uma função ou cargo que o profissional já exerce. 

Na prática, a capacitação usa o ensino para tornar alguém capaz de desenvolver uma atividade específica e o treinamento prepara uma pessoa, pela orientação ou instrução, para que ela possa desenvolver algo. 

Nas empresas, a capacitação torna um colaborador capaz de exercer determinada função. Agora, o treinamento aperfeiçoa habilidades para que o profissional realize melhor uma atividade. 

Quais os principais tipos de treinamento?

Existem muitos tipos de treinamentos com diferentes objetivos. Aqui, vou

dividi-los em técnicos e comportamentais. 

Treinamentos técnicos

Conhecidos como treinamentos em hard skills, têm foco no aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências técnicas dos colaboradores. Essa tendência de treinamento envolve todos os conhecimentos e habilidades consideradas essenciais para um profissional executar sua função. 

Como exemplo de treinamentos técnicos, temos aqueles voltados ao uso de ferramentas específicas, ensino de processos ou aplicação de normas de segurança. 

Treinamentos comportamentais

Ao contrário dos treinamentos técnicos, os comportamentais buscam desenvolver soft skills e estão focados nas atitudes do colaborador. Especialmente aquelas que precisam ser aprimoradas para que ele possa ter êxito na função. 

Nessa modalidade, entram os treinamentos de liderança, de inteligência emocional e desenvolvimento de habilidades de comunicação. 

Como treinamento e capacitação se relacionam com desenvolvimento?

Apesar das diferenças, treinamento e capacitação têm pontos em comum, além de promover a autonomia do colaborador. Ainda, ambos são aplicados em períodos de curta duração. Trata-se, portanto, de iniciativas pontuais focadas no aprendizado. 

Já o desenvolvimento de pessoas é o oposto. Trata-se de uma ação de longo prazo aplicada para aprimorar o desempenho dos colaboradores em uma empresa. Para isso, utiliza práticas educacionais capazes de ajudar a alcançar seus objetivos profissionais. 

Exemplos de ações voltadas ao desenvolvimento de pessoas são os programas para planejamento de carreira e planos de desenvolvimento individual, além, é claro, dos treinamentos e capacitações propriamente ditos. 

Vale destacar que todos esses conceitos promovem o mesmo resultado: o crescimento geral da organização. Na prática, profissionais que se aperfeiçoam para exercerem suas funções com mais qualidade acabam contribuindo para o sucesso do negócio. 

Qual a importância de investir em treinamento e capacitação?

Pensando nos benefícios de treinar e capacitar pessoas, podemos destacar resultados concretos. Acompanhe! 

Equipe mais eficiente

Capacitar os times com regularidade evita a inércia nas ações. Ao participar de programas de treinamento, os colaboradores se sentem motivados e desafiados a aprender diferentes meios de realizar suas atividades. Como consequência, o engajamento aumenta e as equipes atuam com mais qualidade, agilidade e eficiência, refletindo nos resultados. 

Colaboradores mais satisfeitos

Investir em treinamento e capacitação denota comprometimento da empresa com o colaborador. O grupo percebe que a organização se importa com a qualidade do trabalho prestado e desenvolve maneiras de aprimorar as habilidades de cada um. Nesse contexto, os profissionais se sentem satisfeitos pelas oportunidades. 

Redução dos índices de turnover

Com o quadro de pessoal capacitado, a gestão de pessoas percebe que os desligamentos se tornam mais raros, reduzindo o turnover. Os treinamentos tornam os colaboradores mais qualificados para desenvolver suas funções e permanecerem na empresa. 

Como implementar treinamento e capacitação na sua empresa?

Confira 4 dicas para implementar ações de treinamento e capacitação na empresa que podem ajudar a ter sucesso nessa empreitada. 

1. Invista em quem busca aperfeiçoamento

Custear oportunidades de estudo é uma ação que traz retorno. Os investimentos, inclusive financeiros, fazem a diferença para os colaboradores que demonstram interesse em aprender. Ainda, profissionais que desejam fazer cursos ou buscar especializações devem receber incentivo, pois os conhecimentos adquiridos serão transmitidos para os colegas. 

2. Proporcione espaço para T&D

A gestão de pessoas pode implementar uma área específica para treinamento e capacitação. Esse setor será responsável por aplicar novos conhecimentos.

Para tanto, o primeiro passo é fazer um levantamento dos colaboradores interessados em se capacitar ou que precisam ser capacitados. Depois, é fundamental planejar como o público-alvo receberá novos conhecimentos e de que forma eles serão transmitidos. 

3. Desenvolva uma cultura de aprendizagem

De nada adianta investir em T&D, planejar conteúdos se a organização não tiver uma mentalidade aberta para aprender. Nesse sentido, a gestão de pessoas deve incentivar a cultura da aprendizagem de forma periódica e recorrente. Tenha em mente que as lideranças da organização podem e devem dar o exemplo. 

4. Abra caminho para o novo

Novos conhecimentos, novas experiências e inovações de todo o tipo contribuem para diminuir os gargalos de conhecimento. Sendo assim, os treinamentos servem para evitar que os profissionais fiquem estagnados na carreira. Aqui, considere que o mercado muda constantemente, ferramentas e plataformas são criadas e a tecnologia avança a nosso favor. 

Por isso, é fundamental que o negócio dê espaço para as mudanças e novidades em treinamento e capacitação. Desse modo, o conhecimento começa a fazer parte da rotina. 

E ai? O que achou? Como anda sua capacitação em relação as novas práticas na sua área? Como sua empresa vê essa questão? Me conta ai nos comentários, até mais!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos