Treinamento Técnico Vocacional como Ferramenta de Transformação
✋Levanta a mão quem está lendo esse artigo e na adolescência teve a oportunidade de fazer escola técnica?
Pode ter sido o curso integrado, que era colegial + técnico ou até mesmo o curso técnico que era feito no contraturno da aula.
Eu sou "cria" do Centro Paula Souza , na minha adolescência cursei Técnico em Edificações pela ETE Guaracy Silveira (SP, bairro de Pinheiros) e isso foi um divisor de águas na minha vida.
Me lembro bem de meus pais me avisarem de antemão que não teriam como cobrir os custos de um colegial em uma escola particular, mesmo eu sendo bolsista de esportes na época e possuindo um desconto na mensalidade, o custo não caberia no orçamento familiar por terem 2 filhas em escola particular, e a prioridade era garantir que as 2 teriam o ensino fundamental de boa qualidade.
😱 Desesperei! 😱
Na época eu tinha medo das escolas estaduais nas proximidades da minha casa (extremo sul de SP) por conta da falta de professores e as greves que não acabavam nunca, baixa qualidade de ensino, instalações precárias entre outros.
Respirei fundo, conversei com meus pais e alguns professores que sabiam do meu anseio e resolvi apostar em uma formação técnica.
Diminui minha carga de treinamentos nos esportes e passei a me dedicar a estudar para o vestibulinho no contraturno das aulas, a escola autorizou que eu utilizasse a biblioteca da escola e os professores me apoiaram com meus estudos (voluntariamente... grata pelo apoio de vcs!).
Escolhi meu curso e me inscrevi para a prova, Edificações, seria o primeiro passo rumo a formação em Engenharia civil (virei a casaca mais tarde e acabei fazendo Eletrônica)... a data da prova era exatamente no meio da viagem de formatura da 8º série, passei 1 ou 2 dias me lamentando e tentando decidir o que faria, não queria perder a viagem que deveria ser um marco da adolescência, mas tinha ciência que entrar em uma ETE iria garantir meu futuro.
Choro, irritação, reclamações 1000 (eu era uma adolescente de 15 anos... estava no meu direito! kkkk).
Estudei com afinco até a véspera da viagem, arrumei a minha mala e fui... me desconectei por uma semana e no sábado pela manhã um professor foi até a Rodoviária e me colocou em um ônibus para SP, meu pai me pegou na Rodoviária de SP e eu estava pronta e descansada para meu Vestibulinho no domingo.
Deu bom! fui aprovada... 20º na lista de 90 vagas disponíveis para o curso daquele ano (a média era de 23 candidatos por vaga).
Comecei minha jornada de formação técnica e uma jornada incrível de fazer amigos (muitos eu carrego até hoje), criar laços e escrever minha história.
A formação técnica me possibilitou acessar o mercado de trabalho com salário mais elevado do que os empregos informais que são comuns para adolescentes e entrantes no mercado de trabalho e me possibilitou fazer uma faculdade de Engenharia.
Eu sou resultado da transformação que o ensino técnico proporciona!
E pq eu contei tudo isso para vocês!?!?
Hoje na minha posição atual eu lidero o programa da Fundação Schneider que se chama A2T #Acessoatreinamento, isto é, eu mapeio Instituições sem fins lucrativos, focadas em educação para realizarmos projetos em conjunto focados em treinamento vocacional para pessoas na base da pirâmide.
Não é a prioridadade, mas também procuramos por projetos que tem foco em recortes de grupos minorizados (mulheres, pessoas pretas, indígenas, quilombolas, etc).
Os cursos estão ligados a #Energia #transiçãoenergetica e correlatos, tais como:
Eletricidade básica, Eletricista Instalador, Automação Industrial, Industria 4.0, Iot, Energias renováveis, Solar, Eletronica, Mecatrönica... etc
Após contratos firmados, a implantação do projeto e treinamento dos professores fica a cargo de voluntáries da Schneider que apoiam a Instituição.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse ano assinamos no Brasil 2 grandes parcerias:
SENAI DN - 30 escolas em 11 estados, com 70.000 impactados em 5 anos
Educando / Centro Paula Souza - 35 escolas no estado de SP, com 160.000 impactados em 5 anos (cursos técnicos e treinamento STEM)
Eu to feliz pra caramba com essa realização!
Serão 230.000 pessoas impactadas nos próximos 5 anos, fora as outras parcerias que já temos em andamento que impactarão mais umas 10.000 pessoas.
Entre outras: @senai manaus @senai são caetano @ete pedro muniz falcão
Incrível liderar um projeto que impactará jovens como eu fui.
Fora os projetos mencionados acima, temos também uma parceria antiga com a Unilins ::: Centro Universitário , Instituição super séria e que tem feito um trabalho incrível ministrando aulas na Universidade, em uma escola Técnica nas proximidades e dentro do sistema carcerário.
Isso mesmo, a UNILINS já treinou mais de 400 pessoas no Sistema Carcerário entre 2022 e 2023 - (Cafelândia / Balbinos / Jardinopolis / Marilia / Avaré / Araraquara / Pirajui...)
Essa foto ai acima é a do Andrea Araujo, ex-aluno que fez um depoimento espontaneo contando e agradecendo a formação que recebeu.
*Vou deixar o vídeo na postagem para vcs verem.
O treinamento vocacional é uma ferramenta poderosa de empoderamento social e econömicos de pessoas em vulnerabilidade social.
Ele transforma, empodera, resgata e proporciona conhecimento para que as pessoas possam acessar o mercado de trabalho em melhores condições.
Como empresa, o programa de acesso a treinamento apoia o desenvolvimento da indústria local criando mão de obra capacitada, cria conexão com a marca e senso de pertencimento aos impactados e também aos colaboradores voluntáries que apoiam essa jornada.
Ps. Atualmente temos 6 jovens contratadas como aprendizes que vieram da AFESU, são garotas que concluíram o treinamento de IoT e foram indicadas para processos seletivos internos na Schneider Electric Brasil.
Seguimos juntos #porummundomelhor
Sales - Marketing - Account Management
1 aMilena, sensacional sua liderança e protagonismo em projetos sociais !!!
ESG | Sustentabilidade | Responsabilidade Social | Voluntariado Corporativo | Projetos de Impacto | Direitos Humanos
1 aMuito bom texto! Parabéns!
Head de Marketing e Vendas | Diretor de Unidade de Negócios | Executivo do Mercado de Energia | Head de Estratégia
1 aMilena Rosa, parabéns pela trajetória e pelo impacto na vida de outras pessoas!