Treinar pra quê???
Nesta semana, vive-se a comoção do caso Carrefour, todos estão comovidos com a morte do cliente, espancado de forma brutal e desnecessária. Este caso, no âmbito empresarial, mostra o quanto há de despreparo, no exercer determinadas atividades.
As empresas, de um modo geral, entendem que treinamento é custo. O treinamento raramente é visto, em planilhas de investimentos.
Ao longo dos anos, com muita prática e estudos, me tornei consultor e professor, na área de gestão comercial. Lá se vão 20 anos.
Como professor, ao longo desses anos, são mais de 18.000 alunos, em MBA's. Na área de consultoria e treinamentos, 'in company", há mais um nr. considerável.
Acredito ter, no momento, conhecimento/experiência suficientes, para afirmar que o caso Carrefour, infelizmente, não é um caso isolado. Ele mostra, com tinta forte, um caso de total despreparo.
Agora, olhe pra vc. mesmo(a) e responda: Quantas vezes, foi destratado(a), em lojas; bancos; restaurantes ou em tantos outros locais? Provavelmente, vc. dirá, em várias vezes!
Dentro dessa análise, responda... Em quais retornou? Provavelmente em nenhum!
Imagine, nestes 20 anos acadêmicos, quantos relatos tenho sobre atuações equivocadas, de empresas(de todos os portes). Em muitas delas, se formos até lá e os questionarmos, ficará latente que, não foi ou é percebido, o quanto erraram. A falta de treinamento, de acompanhamento, de orientação adequada, as faz jogar fortunas pelo ralo.
Dentro do campo da psicologia, estudiosos dizem que:
Perceba que grande parte(80%) está no praticar. É preciso fazer, para aprender a fazer. Alguns podem pensar que isso, seja algo bem recente. Puro engano, na Roma antiga Cícero dizia:
Observe que lá se vão séculos e, muitos ainda não perceberam. Há relatos, de que o Oscar, ficava horas fazendo arremessos livres, depois dos treinos. Zico, ficava horas, treinando bater faltas.
Ainda, todo treinamento deve ser acompanhado, detalhando o pq de ser feito, daquela forma. Por que será aquela pessoa, 'a fazer a atividade. Como dito, abaixo, essa á uma atividade de um facilitador/treinador.
Quando a pessoa não entende pq, deve ser feito de tal forma e pq, será ela 'a fazer, a atividade será mal feita.
Em todos os nossos treinamentos, buscamos mostrar essas questões de forma clara e objetiva, fazendo com que as pessoas, treinadas, se coloquem no lugar daqueles que irão receber o atendimento, gerado pelo aluno do momento.
Em seu livro A Pergunta definitiva, o prof. Fred Reichheld diz: "Após anos de estudos, sobre atendimento de clientes, percebi que tudo se resume a Pergunta Definitiva. Qual é ela? Qual a probabilidade de vc(cliente), indicar meu produto ou serviço, para outras pessoas?"
Reforço que, treinar não pode ser visto como custo. O caso Carrefour, deixa isso muito claro. É lógico que, nada pode se comparar a perda de uma vida humana. De qualquer modo, dentro de um olhar muito pragmático e cartesiano, o não treinar, poderá gerar a morte de uma empresa. É muito importante que isso seja avaliado, com atenção.
Pense sobre isso!!!
Ronaldo SALIM.
Presidente da Blueway Consultoria | Consultor e Mentor de negócios | Palestrante e Professor de MBA
4 aÓtimas conclusões, Ronaldo! Vale lembrar a célebre frase de Benjamin Constant: "A falha na preparação é a preparação para a falha!" e, como você bem escreveu, vale para a capacitação...