Trimestre de ouro para o varejo

Trimestre de ouro para o varejo

*Por Frank Sinatra Santos Chaves

Estamos caminhando para o final do ano, período que traz uma série de oportunidades para o varejo. Temos neste mês o Dia das Crianças, depois a Black Friday, seguida pela melhor data comercial do País, o Natal. Somado a isso, vemos um cenário econômico resiliente, com os setores mantendo dinamismo, juntamente com o crescimento da demanda de consumo das famílias.

Frente a essa perspectiva, pode-se dizer que este é um grande momento para os setores de comércio e serviços se fortalecerem, investirem em boas estratégias, apostarem na inovação e identificarem as melhores oportunidades de vendas.

Os números atuais da economia do País, se analisados estrategicamente, podem apontar o caminho a ser seguido. Não é hora de reclamar, e sim, de agir, com base nos indicadores e na análise mercadológica, para seguirmos avançando em meio a esse cenário de resiliência.

Com todos os pontos levantados e com a consolidação dos resultados, teremos uma fotografia de nossos negócios, que permitirá identificar como estamos interagindo com o ambiente macroeconômico e como ele está nos afetando. Trata-se de uma ferramenta importante e indispensável, que pode ser utilizada para estimular o ritmo de nossas empresas.

Mas, voltando às oportunidades proporcionadas pelas sazonalidades, neste mês temos a comemoração do Dia das Crianças que, apesar de ser para um público específico, traz consigo a possibilidade de testar ações que podem, além de trazer resultados positivos para o mês, potencializarem os ganhos no período natalino.

Em novembro teremos a Black Friday, que movimenta todos os setores da cadeia produtiva e estimula o consumo. E, por fim, considerada a data mais importante para o varejo, o Natal que, por si só, enseja no ambiente um apelo emocional de tamanha expressividade que, com estratégias pensadas, testadas e inovadoras, faz com que o comércio alcance ótimos resultados.

Junto a esse leque de oportunidades, temos sinais de melhora da economia, o que faz deste último trimestre de 2023 um período a ser explorado e aproveitado. O consumidor mudou! E saber identificar o ouro escondido nas entrelinhas dos números é a chave do sucesso.


* Presidente da FCDL-MG e da CDL de Contagem

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de FCDL-MG

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos