Uberização do professor

Uberização do professor

As cadeiras são confortáveis? O ar está agradável? O professor se veste bem? A aula é divertida ?

5 estrelas? Ou 1 estrela?

Deixa eu te contar uma história…comecei a lecionar em 1999, comecei sem grandes pretensões, mas me apaixonei por aquele novo universo, pelas possibilidades de transformação do outro e de mim mesmo, investi muito em estudos, metodologias, novidades, tecnologias de aprendizado e postura em sala de aula.

Sempre fui um provocador em sala de aula, nunca me identifiquei como "facilitador", acredito que uma provocação positiva, intencional pode gerar um processo de amadurecimento, de mudança de consciência. Gosto de ser incentivador de transformação, mas minha profissão foi uberizada. E eu caí nessa inovação da profissão.

Achei que trabalhava muito e focado em um propósito pessoal, mal sabia que era constantemente avaliado por um algoritmo, sai da condição de "provocador" para uma espécie de prestador de serviços 5 estrelas. E pasmem, já fui criticado em uma avaliação por 'vestir muito simples' - sim estava escrito desta forma no formulário que recebi da instituição com as notas dos meus "clientes".

Quanto mais avaliações positivas, mas “corridas” (ou aulas ) eu tinha, mas o algoritmo me exigia exclusividade e o “carro” sempre novo, atual e limpo, ah! E o “atendimento” deveria ser impecável, caso contrário … há uma fila de professores querendo “entrar no aplicativo” - ouvi isso também.

Com 5 estrelas ou 1 estrela, sou quem eu sou - um provocador. Fui excluído de alguns “aplicativos” porque o algoritmo quer sempre algo mais novo, mais espetacular, mesmo que aprofunde pouco, ou nada…o foco é a avaliação do “cliente”. Esse ato de professar nossos talentos como um espécie de juramento de contribuir para a polis, foi mercantilizada ao ponto de que profissão perdeu o seu real significado e reduzida a uma avaliação de satisfação.

A ideia de controle, avaliação de desempenho é um processo essencial na gestão de um negócio, mas esta uberização ultrapassa os limites da função controle para uma distorção da identidade profissional, e princípios como beleza, verdade e bondade reduzidos a um clique - "professor, o senhor está na minha mão, olha aqui a avaliação" - sim! ouvi isso também.

Cuidado, você pode estar sendo uberizado - o que há de mal nisso?

Você pode deixar de ser um bom profissional para ser só um profissional 5 estrelas.

Renata Livramento

Psicóloga | PhD em Administração | Desenvolvimento de lideranças | Bem-estar & Saúde Mental | Felicidade Corporativa | Capitalismo Consciente | IDGs | Educação Corporativa |

3 a

Nossa como te entendo! E como é triste vermos a educação cada vez mais virando um espetáculo, diria até mesmo um entretenimento…

Alessandra Gomes Miranda

SSC Finance | Accounts Payable | Controller -Available for New Contracts

3 a

Interessante reflexão

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos