Um dilema para os próximos anos: saúde impacta economia e economia impacta saúde, como resolver isso?

O mundo tem um novo problema pela frente, como tratar problemas de saúde publica de forma como precisa e como não abandonar a economia.

As coisas precisam funcionar juntas, não necessariamente antagônicas. Lendo, analisando, ponderando, vamos ver que tudo tem sido tratado de forma isolada e por muitas vezes enviesada. Os governos, imprensa e governantes, pouco tem contribuindo para a racionalização e aprimoramento do debate, muito pelo contrário.

Estamos entrando numa situação bastante perigosa. A China começa a se defender de forma ríspida, não querendo assumir qualquer papel de responsabilidade por qualquer disseminação de vírus, muito pelo contrario, pretende ser elogiada por ajudar vendendo EPI para o mundo. Por outro lado, a OCDE, estima um colapso para a economia do mundo. Brasil e Rússia com baixas de 7,82% e 9,17%, em relação ao ano passado. Nos países desenvolvidos, membros da OCDE, a queda é estimada em 3,76%, até aqui. A OCDE calcula que para cada mês de confinamento, haverá um encolhimento de 2 pontos percentuais. Estes são alguns dados. Quando isto vai representar em desemprego, faltam de investimentos, fome, etc. por quanto tempo conseguiremos aguentar?

Acidentes de transito, somente no Brasil, são responsáveis por  5 mortes a cada hora, conforme relatório do Conselho Federal de medicina (CFM). Entre 2009 e 2016, o total de 368.821 pessoas morreram vítimas de transporte nas estradas e ruas do Brasil. Mesmo assim os transportes não foram paralisados.

Precisamos começar a pensar em uma discussão de enfrentamento conjunto e racional dos problemas de saúde pública e funcionamento da economia e da sociedade. As discussões estão polarizadas e com visões enviesadas. Assim não conseguimos avançar com formas racionais de resolver qualquer problema.

Precisamos criar um modelo, com pessoas preparadas e com posições isentas baseada em conhecimento técnico, com responsabilidades assumidas e com total compromisso com a verdade dos fatos e suas implicações. Pelo que temos assistido o mundo não esta ainda preparado para esta discussão. Precisamos nos preparar. Como será daqui para frente. Já percebemos que, caso tenhamos outro vírus novo, novamente, vamos bater cabeça e com os mesmos resultados enfrentados agora. Todos estão perdendo e muito, são vidas perdidas pelo vírus e vidas que serão perdidas pela fome.

Organizar esta discussão é imperativo para estes novos tempos e problemas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Antonio Carlos Lopes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos