Um dos maiores erros de recrutamento que as empresas cometem no ano.
Todo final de ano presencio uma tendência generalizada e super perigosa nas empresas, que é a de adiar de dezembro para o início do ano os processos de recrutamento e seleção de vagas importantes para entregar o resultado da empresa no ano seguinte.
1. Porque isso geralmente é um enorme erro.
Nesses quase 15 anos trabalhando com executive search já presenciei empresas colocando em risco todo o planejamento anual por essa simples decisão e explico porque ilustrando para isso o fluxo usual de um processo de recrutamento que tem intenção de ser iniciado em janeiro:
Recomendados pelo LinkedIn
2. Conclusão.
Ao iniciar o recrutamento de vagas entre janeiro e fevereiro as empresas correm um enorme risco de ficar até meio ano sem uma pessoa entregando 100% na função, colocando em cheque muitas vezes o resultado de uma área toda ou até do negócio como um todo.
Mas o mais emblemático é que isso, além de um grande risco, ainda pode significar uma enorme perda de oportunidade pois, como vou explicar abaixo, é exatamente nestes meses de final de ano que as empresas podem ser mais rápidas e ter os melhores resultados com o recrutamento e seleção:
E você, será que está realmente atuando estrategicamente no seus processos de recrutamento e seleção? Me siga para acompanhar semanalmente mais conteúdos sobre como recrutar e selecionar de forma mais prevísivel e estratégica.
Gestão Administrativa | Gestão Comercial | Gestão Técnica | Vendas B2B | Palestras Técnicas
1 aRodrigo, excelente abordagem! A cronologia dos fatos que você expõe, dá a dimensão de quanto desperdício de tempo ocorre em uma contratação, independente de que nível seja. E como é importante avaliar e projetar o momento correto para iniciar o processo. As empresas tradicionalizaram um modo operante, isto geralmente está atrelado aos custos inerentes ao fim do ano, com festas, bonificações, férias, salários, etc.
Vendas | Novos Negócios
1 aRodrigo Sahd Said excelente visão! A alta performance de uma área comercial entre outros setores, sem dúvida, se inicia com um processo estratégico de recrutamento e seleção. São raras as empresas que questionam genuinamente a jornada de experiência dos colaboradores em suas etapas, exemplo: 𝙋𝙚𝙧𝙜𝙪𝙣𝙩𝙖 𝙗𝙖𝙨𝙚: Que percepção queremos que os profissionais tenham da nossa empresa, em todas as etapas da jornada de experiência do colaborador? ➡ FASE ATRAÇÃO : Meu sonho é trabalhar numa empresa como esta ➡ FASE RECRUTAMENTO / SELEÇÃO : Esta empresa é demais, preciso conseguir trabalhar nela ➡ CONTRATAÇÃO : Nem comecei a trabalhar aqui e já estou me sentindo importante ➡ INTEGRAÇÃO : Parece que estou aqui há anos ➡ RETENÇÃO : Não era apenas no início, a empresa continua me proporcionando a me sentir bem e importante. A cada dia que passa, gosto mais de trabalhar aqui ➡ DESLIGAMENTO : Sai da empresa mas ela ficará marcada positivamente e eu, a indicarei sempre que houver oportunidade No fim, tudo se resume em: 𝗔 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 é 𝗿𝗲𝗳𝗹𝗲𝘅𝗼 𝗱𝗼 𝗱𝗼𝗻𝗼, 𝗼𝘀 𝘁𝗶𝗺𝗲𝘀 𝘀ã𝗼 𝗿𝗲𝗳𝗹𝗲𝘅𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗹í𝗱𝗲𝗿𝗲𝘀, 𝗺𝗮𝘀 𝗼𝘀 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝘀ã𝗼 𝗿𝗲𝗳𝗹𝗲𝘅𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀
Gerente de Vendas | Gerente Comercial | Key Account | Coordenador de vendas | B2B | Liderança de Equipe | Gestão de Vendas | Sales Force | CRM | Novos Negócios | KPI | Treinamentos
1 aRodrigo Sahd excelente apontamento. Setembro e Outubro são os meses mais próximos ao ideal. Dessa maneira você possui tempo para realizar avaliações finais, ponderar os prováveis perfis a serem substituídos, fechar o planejamento e com tempo utilizar as confraternizações e fechamentos como um dos recursos de onboarding. Deixando novembro , dezembro e janeiro para adaptações, cobertura de férias dos demais colaboradores e março acelerar nos resultados. E inclusive, permite que os colaboradores substituídos tenham um bom time para se recolocar no mercado. Contudo, para determinadas culturas corporativas como empresas multinacionais o time do quarter não te permite realizar um planejamento tão "linear" assim.
Marketing Coordinator at The Foursales Company
1 aTema super relevante! Pauta fundamental pensando em 2024.
Head of Sales at The Foursales Company
1 aAnálise mais que pertinente! Muitas vezes a decisão de postergar, pode impactar no resultado de um ano inteiro!