Um escritório para gerar negócios
Como evoluíram os debates sobre os modelos de trabalho? Qual é o formato ideal para a sua empresa: híbrido, totalmente remoto ou presencial?
Enquanto muitas organizações ainda buscam o formato ideal, o Google inaugurou recentemente seu mais novo escritório em Manhattan, um projeto ambicioso que consumiu mais de 2 bilhões de dólares e foi erguido sobre um antigo terminal ferroviário.
Ao assistir ao tour pelo espaço divulgado pelo Wall Street Journal, não pude deixar de notar alguns detalhes interessantes, além da impressionante história do local e das explicações sobre o projeto.
Um primeiro ponto é: A flexibilidade, agora é parte integrante da cultura do Google, permeia cada canto do novo escritório. Não se trata apenas de decidir entre estar presencialmente ou não; o conceito de flexibilidade é algo intrínseco ao espaço.
Cada equipe pode configurar seu ambiente de trabalho de acordo com suas necessidades. Se há muitas reuniões, o mobiliário modular permite a criação de mais salas de conferência. Para equipes que valorizam a colaboração, as mesas podem ser rearranjadas para facilitar a troca de ideias. E se o time precisa de momentos de concentração e criação, é possível criar ambientes que bloqueiem interrupções. Segundo uma das especialistas envolvidas, o projeto foi concebido com a ideia de que, atualmente, as pessoas estão em constante movimento, e por isso o espaço deve permitir escolhas individuais sobre a melhor forma de trabalhar.
Este escritório foi pensado para o futuro do trabalho, segundo um outro profissional que participou da concepção do projeto.
Nada de ambientes sobrecarregados e acelerados. O mobiliário proporciona uma postura confortável e relaxada, diminuindo a sensação de intensidade e trazendo leveza ao ambiente. A paz e a calma são valores centrais, refletidos na conexão com a natureza presente em vários espaços.
Recomendados pelo LinkedIn
Outro aspecto que chamou a atenção foi a intenção de criar um ambiente mais adulto. Seria o fim da era das piscinas de bolinhas? Os novos espaços se assemelham mais a bibliotecas e cafeterias, com áreas projetadas para reuniões de negócios, trazendo um ar mais maduro ao ambiente. Essa mudança marca uma diferença significativa em relação a outros escritórios do Google, que foram pensados especialmente para engenheiros. Este, por outro lado, foi concebido para profissionais de negócios, oferecendo mais espaços para que eles se conectem com seus clientes.
Esse ponto final traz uma reflexão inspirada no propósito deste escritório: ele resgata a intencionalidade de gerar negócios, rompendo com a ideia de ambientes excessivamente coloridos e lúdicos que muitas empresas adotaram para atender às expectativas das novas gerações.
O Google apresentou um novo conceito de futuro do trabalho: um escritório que preserva o conforto, oferece recursos para o dia a dia dos profissionais, é anti-burnout e permite que de forma individual as pessoas escolham como desejam trabalhar. Ao mesmo tempo, de maneira clara e objetiva, o espaço reforça que a empresa precisa ser uma geradora de negócios.
Eles conseguiram, com este escritório, equilibrar a experiência das pessoas e as necessidades da empresa.
Eu achei tudo isso simplesmente incrível, óbvio e, ao mesmo tempo, totalmente disruptivo.
Esse artigo será publicado hoje na Newsletter de E-mail da People Academy junto com notícias, vagas e indicação de materiais exclusivos. Para receber semanalmente e de forma gratuita, se inscreva agora clicando aqui.
Especialista em aprendizagem e inovação | Designer de Experiências | Cultura de Aprendizagem | Treinamento e desenvolvimento
4 mÓtima análise! Senti muito a presença do que pude avaliar na minha pesquisa de tendências de futuro do Workplace com o Igor Salotto em 2022. Um ambiente mais biofilíco e adaptável 🤩