Um fungo e mil e uma utilidades no campo
Cogumelos

Um fungo e mil e uma utilidades no campo

Os fungos já foram considerados plantas primitivas, mas através de estudos identificou-se características que os diferenciavam dos demais seres vivos, levando a classifica-los em um reino próprio, chamado Fungi. Também são conhecidos como bolores, mofos, orelhas-de-pau e cogumelos e podem ser microscópicos ou visíveis a olho nu. Apesar de certos fungos serem prejudiciais, alguns desempenha um papel de grande importância econômica na agricultura.

Fungo do gênero Trichoderma

Os fungos do gênero Trichoderma são bons exemplos, pois são amplamente utilizados nas lavouras e fornecem excelentes resultados aos produtores. Tais seres vivos apresentam uma incrível versatilidade, podendo ser usado para diferentes finalidades, como controle de doenças, promoção de crescimento e indução de resistência de plantas a doenças.

A versatilidade desses fungos nada mais é do que sua capacidade de sobrevivência no ambiente, pois para sobreviver precisam competir por espaço e nutrientes com os demais seres vivos presentes no mesmo ambiente, além de fazer aliados (como as plantas) para conseguir vencer esta batalha.

Trichoderma na semente de milho

Durante esta competição, diversas substâncias com atividade antibiótica, enzimas degradadoras de parede celular de outros fungos e compostos que interferem no crescimento e defesa das plantas são produzidos pelo fungo. Apesar da grande versatilidade e dos benefícios que o Trichoderma nos oferece em campo, é preciso muita atenção e cuidado durante sua aplicação.

Os produtos a base de organismos vivos devem ser aplicados em condições ambientais favoráveis, com umidade relativa elevada, temperatura amena e menor incidência de raios ultravioleta. Estes cuidados são fundamentais para garantir que o fungo consiga se estabelecer no ambiente ao qual foi aplicado e assim desempenhe sua função.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos