Um líder produtivo é capaz de transformar um ambiente de trabalho
A postura de um líder produtivo é capaz de transformar um ambiente de trabalho, sendo essencial para que os objetivos da corporação sejam alcançados. A liderança em conjunto com a produtividade são ferramentas simples e completamente eficazes para atingimento de resultados satisfatórios dentro da organização.
Portanto, vemos a necessidade de sempre trabalhar a liderança e produtividade dentro de uma organização, é evidente que essas práticas influenciam diretamente nas organizações, principalmente nas organizações do conhecimento.
Um bom líder é responsável por guiar e seguir junto com a equipe, trabalhando em conjunto para que os objetivos sejam alcançados da melhor forma, depois deve parabenizar, dando os devidos créditos e analisando os pontos de melhoria para transformar ainda mais o desempenho, influenciando os coladores para que sempre se dediquem mais.
Ou seja, esse profissional é responsável por fornecer as ferramentas e o caminho para que seus funcionários apresentem resultados positivos, o líder faz isso:
- Delegando e disponibilizando treinamentos
- Ensinando os processos
- Planejamento claro
- Comunicação assertiva
- Gestão de tempo e recursos
- Promoção, motivação e manutenção das equipes.
Quem faz a cultura da empresa são os funcionários, portanto se uma equipe é produtiva e eficaz, com certeza isso será muito claro nos processos e entregas da organização. Com uma boa gestão de pessoas, a produtividade será boa. Com uma liderança for falha, mesmo com funcionários competentes e dedicados, os resultados podem deixar a desejar.
Para resolver esse problema, separei três dicas:
1. O ambiente faz o indivíduo
Não adianta você exigir um comportamento de seu funcionário se o ambiente não é propicio para tal. Seu papel como gestor é:
Providencie um ambiente fisicamente confortável, procure boas cadeiras, coloque plantas no ambiente, ouça seus funcionários, pense sobre o ar-condicionado (motivo de discussão em muitas organizações).
Realize pesquisas de clima organizacional periodicamente de forma transparente e verdadeira, se sua equipe de liderança não sabe lidar com críticas e sugestões de funcionários, a liderança é algo que precisa ser desenvolvido em sua organização, não existe liderança sem comunicação. Resolva as situações sem expor os funcionários, entenda suas motivações e atitudes.
Disponibilize canais de comunicação anônimos e não anônimos, muitos funcionários não se sentem confortáveis em realizar certos tipos de denuncias, comentários ou sugestões devido a seus cargos ou tempo de casa, disponibilize meios para ouvi-los e atenda as sugestões coerentes, tire dúvidas ouça reclamações e seja imparcial (caso não possa ser, delegue essa tarefa).
Promova ações e grupo para que as equipes trabalhem juntas, fora de suas bolhas sociais, entendendo os mais diversos processos da empresa.
2. Seja o exemplo
Estamos falando da influência da produtividade na liderança, é inevitável que o líder tenha uma postura que seja condizente com suas atitudes, servindo de exemplo a ser seguido.
Seja o vento que espalha a mudança, tenha atitudes que você gostaria que se refletisse em sua equipe, lembre-se sempre, quem faz a cultura da empresa, são os funcionários.
Exponha seus princípios, seus valores e vulnerabilidades, foi-se o tempo onde um líder deveria parecer alguém indestrutível e inalcançável, um líder é um exemplo.
3. Delegue tarefas
Um líder centralizador não é um líder. O poder não foi feito para intimidar os colaboradores, mostre para eles que eles são sim partes da equipe e partes úteis. Se pergunte “eu contrataria essa pessoa novamente se a entrevista dela fosse hoje?”.
- Se a resposta for “sim”, por que você não confia na capacidade do seu funcionário?
- Se a resposta for “não”, por que você mantém essa pessoa dentro da equipe?
Se você concluiu que não há necessidade de cobranças e feedbacks da parte de um líder, está enganado. Os funcionários devem ter atitude, responsabilidade e cumprir com suas obrigações, caso isso não ocorra, um líder deve cobra-los por isso.
De responsabilidades mostrando que você confia no trabalho de sua equipe seus colaboradores percebem um líder centralizador, mal organizado ou que não confia em sua equipe, levando a desmotivação.
Seguindo o conselho de Elon Musk “Não perca tempo com o que não melhora as coisas de verdade.”.
Só existe uma boa liderança com produtividade e produtividade com liderança, não deixe de investir nisso em sua organização. Um líder desqualificado cria equipes desmotivadas e desqualificadas, extraia o melhor de seus colaboradores.
Veruska Marques