Um Novo Caminho para você se tornar um profissional Indispensável na Empresa e respeitado pela equipe

Um Novo Caminho para você se tornar um profissional Indispensável na Empresa e respeitado pela equipe

Meu lema de vida sempre foi ter conhecimentos significativos, liberdade, felicidade, tranquilidade e dinheiro. Pode parecer muito? Mas é possível para todos em maior ou menor grau, dependendo do momento de vida, da idade, dos objetivos de carreira.

Então, a pergunta a ser feita é: Você sabe o que quer para sua vida?

 Nos meus mais de 30 anos como executiva de empresa , vivenciei situações inusitadas como gestora de equipe e também atuando no desenvolvimento das lideranças da empresa.

O que via, ouvia e ainda ouço por parte dos gestores:

 

Dificuldade para atuarem com suas equipes em:

  • Obterem resultados necessários mantendo um diálogo efetivo, permanente, ajudando com isso no desenvolvimento desses profissionais;
  • Dar feedback no momento correto e de forma correta por medo de não saber como o outro vai reagir;
  • Sentir culpa por se omitirem de determinadas decisões que deveriam tomar e não o fazem por achar que devem ser bonzinhos e compreensivos e assim ganhar a autoestima da equipe;
  • Entender as emoções dos outros, ouvindo o que tem por trás de determinados argumentos dos funcionários;
  • Organizar o trabalho e os projetos para negociar com seus superiores a cada nova investida deles para introduzir novos projetos sendo que a equipe já sufocada de tanto trabalho;
  • Cobram, pressionam, pedem informações a qualquer hora e dia por ansiedade, por querer resolver assuntos que poderiam ser resolvidos no horário normal de trabalho – Controle emocional. 

 Por parte dos funcionários:

  • Dificuldade em buscar orientações com seus superiores – já sufocados pela exaustão, pela falta de apoio, apontam erros da empresa, dos gestores, de forma muitas vezes inadequadas, descarregando a raiva que estão sentindo;
  • Se ressentem da falta de tempo dos gestores para serem ouvidos;
  • Querem receber feedback sincero, honesto para poderem se desenvolver;

 

E porque essa falta de preparo de todas as partes? 

Porque essa insegurança ? 

Porque impõem sobrecarga elevada nos funcionários levando muitos deles à exaustão? 

Porque essa glorificação pelo esgotamento físico e mental? 

Porque se acham tão importantes que acreditam que isso é ter sucesso e valorização profissional? 

Durante um tempo eu também me permiti isso. Até que aprendi que a nossa contribuição não precisa ser feita às custas da saúde mental, física e emocional. 

 Existem muitos cursos e literatura disponível no mercado em termos de desenvolvimento e gerenciamento da própria carreira e muitos cursos de liderança. 

Mas uma coisa é certa. A dificuldade em colocar esses cursos em prática é muito grande porque normalmente se aprende a teoria. Mas falta saber como transformar esses conhecimentos em prática.

 A reflexão que fica é a seguinte:

  • Com tantas teorias e técnicas existentes, porque a maioria das lideranças e dos executivos ainda não conseguem aplicar esses conhecimentos no dia a dia?
  • Porque a maioria ainda vive sobrecarregado de trabalho, vivendo num estresse elevado, trabalhando por longas horas diárias, tendo pouco tempo para se aperfeiçoar, sobrando pouco tempo para a família e o convívio com os filhos?

Isso vem sendo percebido como comum, mas não é normal. Estresse nas empresas, trabalhar por longas horas seguidas, fazer muitas coisas ao mesmo tempo não pode ser normal. 

Tem um conceito que não é muito popular que é o conceito da NORMOSE – criado por Roberto Crema – antropólogo e psicólogo e pelo teólogo e psicólogo francês Jean -Yves Leloup na década de 1980. 

Normose é a tendência em seguir de forma extrema, irrefletida, hábitos e padrões de comportamentos considerados normais pela sociedade, independentemente do prejuízo que causam para a saúde e o bem-estar.

  •  E quando a carreira não deslancha? Quando você vê outros profissionais menos qualificados serem colocados no lugar que apostavam que seria seu? Deve se calar? Deve mostrar sua indignação? O que fazer?

 

Gerenciar pessoas, trabalhar em equipe, buscar novos conhecimentos com foco, ter um diferencial para estar entre os melhores, é algo que se aprende.

Diante de tantas mudanças, de tantas novidades e demandas a que somos submetidos, isso assusta e paralisa muita gente. 

Trabalhar em excesso, sem foco, sem prioridades, faz com que fiquemos na mesmice do dia a dia porque não conseguem dedicar um tempo para o aprendizado e prática efetivas. E mais do que isso, não conseguem nem saber o que de fato precisa aprender e nem como aprender.

 A questão é:

Fazer mais cursos? Ler mais? Mas como colocar em prática para mudar de vez a forma de atuar.

Então, o que precisa ser feito?

  • Aprender definitivamente o que é ser um bom líder, o que fazer para ser um profissional diferenciado, que todos apostam nele e ser elegível para promoções.
  • Aprender o que fazer para ser um empreendedor com altos resultados.

 

Entender que o processo de aprendizagem agora pode e deve ser diferente daquele que vinha sendo praticado e daquele modo que aprendemos na escola.

 Porque isso?

Porque adulto se desenvolve de forma diferente daquela forma que a escola nos ensinou. 

E é sobre isso que quero mostrar a você que:

  •  O diferencial está em conhecer como absorver os conteúdos aprendidos e saber colocá-los em prática;
  •  Saber que pode adquirir conhecimentos de forma mais leve, agradável, prazerosa e efetiva. Vendo resultados concretos e imediatos;
  • Saber escolher a direção certa para dar os próximos passos, ajustando a rota de aprendizagem com base na experiência que for adquirindo;
  • Saber como armazenar informações para consulta sem ter que recorrer aos livros novamente.

 E eu vou te mostrar como eu faço, o método que eu sigo. Vou te mostrar como adquirir hábitos e motivação duradouros de estudo.

 

Para aprender do jeito certo, ter a transformação que precisa, vou te mostra 6 pontos principais:

 1.      Primeiro ponto é entender que, tudo o que você precisa saber,  já está nas Entre Páginas dos bons livros.

Lá, você vai aprender com os melhores, com quem já vivenciou essas mesmas dificuldades e tem como te contar o que dá certo. Você aprende com especialistas das áreas.

Nas Entre Páginas de bons livros você estará sempre atualizado com as melhores práticas do mercado.

 

2.    O segundo ponto é a necessidade ou a urgência que você tem de aplicar novos conhecimentos na sua vida, no seu trabalho. Se não tiver consciente dessa necessidade, se não tiver a certeza de que adquirir esses conhecimentos vai fazer a diferença na sua carreira, você não irá desenvolver novos hábitos de desenvolvimento. 

 

3. O terceiro ponto a ser mudado é o hábito da constância do aprendizado. Ou seja, todos os dias.

 

4. O quarto ponto é saber o que busca aprender. Ter clareza de qual é a sua prioridade/necessidade de aprendizado atual. 

Segundo dados da UNESCO, em 2020 foram publicados 2,2 milhões de livros. Então, como saber escolher o que precisa para estar Entre os Melhores? 

 

5. O quinto ponto é a programação/organização do seu tempo diário. Vale saber que a média de lançamento de um livro novo acontece a cada 4 minutos. Então, o processo de escolha do livro e a programação de cada leitura são fatores primordiais para não gerar estresse, nem ansiedade.

 

6. O sexto ponto para que uma leitura se reverta em aprendizado é de que, o conhecimento adquirido seja colocado em prática. Aprender como extrair os pontos principais de cada leitura, além de saber o que fazer com eles.


Isso tudo você aprenderá através do meu método ENTRE PÁGINAS – Como Estar Entre os Melhores. Método este que eu pratico há muito tempo e que me levou a alcançar postos elevados na minha carreira como executiva. 

 

Uma informação bastante relevante aqui. 

ESSE MÉTODO NÃO É SOBRE LER LIVROS.

É sobre transformar o que está nos livros, em prática, para obter resultados concretos

O livro não é a finalidade. Ele é o meio para você se tornar um profissional melhor, um líder melhor.

 Nas pesquisas que realizei, a média que um profissional consegue ler é de um livro a cada 3 ou 4 meses. E quando termina o livro, pouco ou quase nada conseguiu reter de aprendizado para colocar em prática. 

Eu sei que muitos anseiam em conseguir encaixar a leitura na rotina diária.

E eu afirmo o quanto uma leitura bem feita, um curso bem feito, um livro bem estudado vai alavancar a carreira de qualquer profissional.

 

Este não é um convite para mais um treinamento. É um convite para você adquirir uma nova mentalidade de desenvolvimento.

Uma forma de adquirir aprendizagem para o longo da vida. 

 

Envie-me uma msg pelo meu WhatsApp que eu te passo maiores informações.

 

 Sou Lourdes Rosalem, executiva de carreira por 30 anos em empresa de 120.000 empregados. Sou psicóloga, Pós em Propaganda e MK e Mestre em Administração de Empresas e RH

Sou autora de 2 livros:

  • COMO ESTAR ENTRE OS MELHORES – Sucessos e Crises de uma Vida Profissional e 
  • MULHER EXECUTIVA – 21 erros a serem evitados para ter sucesso profissional

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lourdes Rosalem

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos