Um novo convite: Seja um adulto inédito!

Um novo convite: Seja um adulto inédito!

E para isso, todos nós precisaremos desaprender aquilo que achávamos que funcionava em liderança.

Após a facilitação de mais de 15 turmas da certificação internacional em Segurança Psicológica, palestras em grandes corporações e apoio na construção dessa cultura que seja seguro falar, criamos o Programa Liderança Segura - protocolo de Segurança Psicológica aplicada para Líderes baseada em 5 pilares:


1.        Aprender a desaprender

2.        Fortalecer o uso da voz

3.        Aprender a reagir

4.        Desestigmatizar a falha

5.        Potencializar o que funciona


Estamos chegando ao final do ano em que, a corrida desenfreada pelo sucesso está esgotando as pessoas, e, portanto, a tão desejada inovação ficou paralisada em alguns ambientes.

E por quê?

Falhar tem se tornado um estigma social (uma marca que nunca desaparece) acompanhada de uma cultura absurda em que sucesso significa nunca fracassar.

Portanto, falhar se tornou um comportamento inaceitável dentro de alguns ambientes corporativos, que tem raiz na atitude individual, já que muitos líderes possuem medo de perder o status de infalível.

Manter as aparências pode parecer tão necessário quanto respirar para muitos adultos. Racionalmente, podemos entender que o fracasso é uma parte inevitável da vida, uma fonte de aprendizado e até mesmo um requisito para o progresso na ciência e tecnologia, mas emocionalmente, é difícil vivenciá-lo dessa forma.

Eis os nossos convites para você que já viveu o processo da certificação em Segurança Psicológica:

1.        E se pudéssemos aprender a reformular habitualmente o fracasso como uma fonte de descoberta e desenvolvimento pessoal?

2.        E se pudéssemos enfrentar problemas e contratempos com honestidade, determinação e um senso saudável de realidade?

3.        E se o fracasso, como um símbolo de nossa humanidade compartilhada, nos proporcionasse sentimentos de inclusão?

Reforçamos que neste novo chamamento, não iremos propor que aceitemos erros básicos ou acidentes totalmente evitáveis.

Nosso próximo passo exige ir além:

Compreender como se move o fracasso inteligente para experimentar do jeito certo, pois é de onde nascem novos conhecimentos e descobertas.

Mesmo falando intensamente sobre segurança psicológica, ainda há muito trabalho a ser feito e estamos atentos ao perigo na naturalização.

Será que passamos a maior parte do tempo fazendo mais do mesmo para não correr o risco de falhar?

Felizmente, através do Programa Liderança Segura - protocolo de Segurança Psicológica aplicada para Líderes, falhar bem pode ser aprendido.

Podemos substituir o medo e a vergonha pela curiosidade e pelo crescimento.

É mais do que um conjunto de novas práticas, é uma revisão de intenção.

Esteja à frente!

 

 

ROBERTO IdeP

Faroleiro do Farol LuzGuia. Nexialista, Transcendente, Espiritista-Cristão, Exoconsciente, Biocentrista. Mediador de Melhor Qualidade de Entendimento, Aproveitamento e Legado de Vida e Trabalho na Nova Era.

3 m

Aprender a Desaprender para Reaprender, contínua, cíclica e infinitamente...

Maria Augusta Moraes Pedrosa

Enfermeira Sanitarista | Saúde da Família | Estomaterapia

3 m

Muito informativo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos