Um novo olhar sobre o poder de estratégias de loyalty

Um novo olhar sobre o poder de estratégias de loyalty

Com os efeitos da pandemia acelerando a digitalização das empresas de todos os portes, garantir relevância na vida do consumidor se tornou ainda mais desafiador. Iniciou-se o período de isolamento social e fechamento das lojas físicas com dois fortes movimentos complementares acontecendo em paralelo: adaptação de estruturas para encontrar novas formas de atuar, e busca por conhecer o novo comportamento do consumidor isolado em casa a fim de atendê-las.  

Nesse cenário, quem investiu em transformação digital e loyalty teve o relacionamento com o cliente fortalecido, sendo uma das bases para a sobrevivência e competitividade empresarial. Alcançar o consumidor estava agora configurado de uma nova forma, oferecê-lo experiências relevantes também, e fidelizá-lo exigia mais tecnologia, criatividade, profundo conhecimento em loyalty, e posicionamentos fortes por parte das companhias.  

Esse novo mundo, que configurou também um novo mercado, deu ainda mais luz para o papel do loyalty para as empresas. Após um ano e alguns meses de pandemia, a oferta de serviços digitais vive seu auge, modificando também a dinâmica de compra do consumidor, que facilmente migra, abandona e escolhe o melhor benefício à sua disposição.  

Fortalecer a visão estratégica de relacionamento para transformar os resultados empresariais 

É evidente o papel de estratégias de loyalty para ampliar as possibilidades de negócio e, intrinsecamente, os resultados empresariais, o que se confirma nessa nova configuração de mercado com efeitos da pandemia na digitalização das empresas e no comportamento de compra. 

 Não só com programas de fidelidade, construir loyalty se apoia no desenvolvimento de estratégias customer centric configuradas por recursos como: ofertas exclusivas, benefícios imediatos e perceptíveis (como cashback, por exemplo), integração de serviços para oferecer experiências de compra fluídas e relevantes, mecanismos de oferta de benefícios hipercustomizados, atendimento, suporte e plataformas com programas de incentivo estruturadas com mecânicas de engajamento. 

 Dentre os principais benefícios para as empresas, além da retenção, os programas de fidelidade são também:

  • Canal contextualizado de atração de novos parceiros que amplificam os benefícios e auxiliam na redução dos custos;
  • Fonte de captação de dados para aprimoramento de estrutura, operação, desenvolvimento de produto e configuração de ofertas;
  • Redução do custo de aquisição de clientes a partir do aumento de NPS gerado por experiências relevantes, 
  • Fortalecimento da empresa abrindo oportunidades para parcerias, M&A, e construção de ecossistemas de negócios. 

 Olhar de forma ampla para o conceito de loyalty abre portas para fortalecer a atuação empresarial. Confiar no poder dos dados e do relacionamento, e investir no seu aprimoramento, é o primeiro passo para alcançar novos patamares na empresa. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos