Um olhar sobre os desafios e as oportunidades para mulheres que fazem a diferença
Traçar caminhos para as mulheres nos negócios implica em conhecer o perfil daquelas que têm tornado o #empreendedorismo uma realidade no cotidiano do país: as donas de #negócio, que assumem o papel de empregadoras ou estão atuando por conta própria.
Elas são mais jovens e mais escolarizadas, porém trabalham menos horas e tem mais responsabilidades familiares. Ganham menos do que os homens e têm poucos ou nenhum sócio, mas dedicam-se profissionalmente quase exclusivamente ao negócio. Os desafios são muitos, mas as oportunidades são incríveis e esse empreendedorismo precisa ser discutido e ao mesmo tempo enaltecido o tempo todo.
Muito se questiona sobre os motivos para estimular o empreendedorismo feminino. Há, porém dois argumentos básicos: o efeito multiplicador no crescimento econômico da sociedade e o empoderamento econômico.
Ao desenvolverem seus negócios, as mulheres criam um movimento pulsante com impactos diretos e indiretos em todos ao redor. Também ganham mais autonomia sobre suas vidas, suas profissões e suas decisões. Conectados, empoderamento econômico e empoderamento social permitem um panorama de vida com muito mais potencialidades para as mulheres e suas comunidades.
Falar de empreendedorismo feminino é entender que há ainda muito para ser conquistado. Afinal, o mundo dos negócios reproduz, e em alguns casos até acentua, as adversidades de ser mulher na sociedade. Mais do que olhar as lacunas, faz-se necessário celebrar as conquistas que são exclusivamente delas: a criatividade que permeia seus negócios, a resiliência com que lidam com crises e a vontade de se superar continuamente.
É este olhar feminino que devemos valorizar. Entendendo cada mulher como única em sua singularidade e seu papel no mundo. Compreendendo cada negócio como um elemento ativo de transformação da vida desta mulher e de todas aquelas que estão ao seu redor.
Sebrae Delas
Desde 2019, através do projeto Sebrae Delas no estado do Rio de Janeiro, foram atendidas quase 4 mil empreendedoras que melhoraram a gestão dos negócios, aumentaram o faturamento, promoveram a autonomia e se conectaram com outras empreendedoras. Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo: o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação. Possibilitou ainda que, ao se olhar no espelho, ganhassem a força e a coragem para ir além dos limites que achavam afixados para si. Elas se superaram e isso impactou em seus negócios e no todo.
O empreendedorismo feminino é de todos nós
Não é apenas das mulheres, por isso, atenção as dicas:
1 - Opte por comprar de pequenos negócios de mulheres.
Recomendados pelo LinkedIn
3 - Apoie mulheres a se sentirem seguras e independentes.
5 - Apoie a educação empreendedora entre jovens mulheres.
2 - Ajude a divulgar os negócios de mulheres do seu bairro.
4 - Se você é empreendedora, faça mentoria de outras mulheres.
5 - Apoie a educação empreendedora entre jovens mulheres
6- Dê ideias de produtos ou serviços que possam incrementar o negócio
7 – Valorize a mulher empreendedora. Ela está mudando vidas, inclusive a sua.
Existem muitas possibilidades no empreendedorismo feminino. Em cada mulher existem muitas de histórias de superação. Em cada negócio de mulheres há corações pulsantes. Porque muito além de ser empreendedora é sobre ser. Ser mulher em um mundo de transformações.
Renata Roqui de Moraes
Experiência de 13 anos como gestora de projetos para fortalecer o empreendedorismo em grupos socialmente vulneráveis, principalmente com mulheres no Sebrae/Rio. Gestora estadual do Sebrae Delas, economista pós-graduada em gestão empresarial e gestão de projetos.
-